Capital realiza mutirão de exames para prevenção de doenças respiratórias
top of page
Buscar

Capital realiza mutirão de exames para prevenção de doenças respiratórias

As ações acontecem na Zona Norte nos dias 9 e 30 de abril, assim como em 7 de maio

Imagem: Prefeitura de São Paulo

A Secretaria Municipal da Saúde promove, nos dias 9 e 30 de abril, além de 7 de maio, um mutirão de espirometria, exame que detecta doenças pulmonares como asma, bronquite, enfisema pulmonar e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), entre outras.


A ação, em parceria com a Boehringer Ingelheim, teve início na Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Maria Domitila, na avenida do Anastácio, 2.421, na Zona Norte. O objetivo é acelerar os exames de pessoas já cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS) elegíveis para a realização do teste. A estimativa é que 800 exames sejam realizados durante o mutirão, todos já agendados previamente por meio das UBSs.


"Hoje iniciamos o Mutirão de Espirometria aqui na UBS Parque Maria Domitila, um exame que é de fundamental importância, pois prova a capacidade da função pulmonar, di o prefeito Ricardo Nunes, que acompanhou o início dos trabalhos na unidade de saúde.


De acordo com a secretária executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Maria Sabino Fonseca, no início da pandemia de Covid-19, cerca de 21 mil pacientes aguardavam, na fila de espera, sua vez de realizar este exame.


Teste do sopro

O exame, também conhecido como “teste do sopro”, passou a ser recomendado somente em casos extremamente necessários, em função do alto risco de contágio por Covid-19. Com a tecnologia projetada pela Boehringer Ingelheim será possível realizar o exame com segurança, já que as cabines são equipadas com filtros que eliminam 99,9% de vírus e bactérias.


“A cabine é completamente fechada e o isolamento e a filtragem microbiológica do ar reduzem o risco de contaminação para técnicos, médicos e demais pacientes e profissionais de saúde”, explica o especialista em pneumologia e tisiologia Marcelo Gervilla Gregório, um dos responsáveis pelo projeto.


Serão disponibilizadas cinco cabines de biossegurança para a realização dos testes, que duram em média 20 minutos. O procedimento permite mensurar a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões, identificando se o paciente está fora dos padrões normais para sua idade.


Os laudos ficarão disponíveis, após 15 dias, nas unidades de referência em que o paciente agendou o exame. Após o procedimento, o usuário deve procurar a UBS, a Assistência Médica Ambulatorial Especialidade (AMA-E) ou o médico solicitante, agendar o retorno da consulta, levar o laudo com o resultado da análise para receber o diagnóstico e iniciar o tratamento necessário.


Sobre a DPOC

A DPOC é uma condição progressiva e séria, que limita o fluxo de ar nos pulmões e afeta a qualidade de vida dos pacientes. Enfisema pulmonar e bronquite crônica são duas patologias mais comuns que contribuem para a doença.


No Brasil, quatro brasileiros morrem por hora, 96 por dia e 40 mil todos os anos em decorrência da doença pulmonar obstrutiva crônica. De acordo com dados da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, a DPOC é a quinta causa de morte entre todas as idades. Nas últimas décadas, foi a quinta maior causa de internação no Sistema Único de Saúde (SUS) entre pacientes com mais de 40 anos de idade, correspondendo a cerca de 200 mil hospitalizações e gasto anual aproximado de R$ 72 milhões.


Serviço: Datas: 9 e 30 de abril; 7 de maio Local: UBS Parque Maria Domitila - Avenida do Anastácio, 2.421, Parque Maria Domitila Horário: das 7h às 16h

bottom of page