top of page
Buscar

Capital inicia hoje (27) a campanha de vacinação contra a poliomielite

Foto: TAO EDGE

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia na segunda-feira (27) na cidade de São Paulo, a campanha de vacinação contra a poliomielite para crianças menores de 5 anos de idade. Serão utilizadas as vacinas inativada poliomielite (VIP), para menores de 1 ano, e a oral poliomielite (VOP), conhecida como gotinha, para crianças entre 1 a menores de 5 anos, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI).


O público-alvo da campanha é de 588.307 crianças, sendo 128.490 menores de 1 ano, e 459.817 crianças de 1 a menores de 5 anos. As crianças menores de 1 ano serão imunizadas com a VIP, conforme a situação vacinal para o esquema primário – que consiste em três doses aos dois, quatro e seis meses de idade.


Já as crianças de 1 a menores de 5 anos que já tenham três doses da VIP serão vacinadas indiscriminadamente com a VOP.


A partir de segunda-feira (27), a vacinação ocorrerá também em algumas unidades municipais de educação infantil que abrangem crianças dessa faixa etária. As escolas comunicarão os pais e responsáveis sobre a data, para solicitação da caderneta e termo de autorização para vacinação no local.


Na capital paulista, a cobertura vacinal contra a pólio em 2023 foi de 90,67%. A vacinação é a única forma de prevenção e redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, que está eliminado no país desde 1994.

Dia D


No dia 8 de junho, um sábado, a SMS promoverá o Dia D de multivacinação, com abertura de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h. Além da campanha contra a poliomielite, serão ofertadas vacinas do calendário para atualização de carteirinhas, além de vacinação contra influenza (que está ampliada para toda população acima de 6 meses), e contra a Covid-19 para o público prioritário.


A vacina contra a poliomielite e outros imunizantes estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados nas AMAs/UBSs Integradas, no mesmo horário.


Os munícipes podem consultar a unidade mais próxima de sua residência por meio da plataforma Busca Saúde, disponível no site.

Comments


bottom of page