top of page
Buscar

Canal History apresenta programação especial para celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil

Conteúdos inéditos, entre novas séries e formatos curtos, fazem parte da celebração do History aos 200 anos da Independência do Brasil

Série Dicionário da Independência I Divulgação

Em setembro, o History dá início à sua programação especial em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil. Produções inéditas e especiais, em diferentes formatos e plataformas, irão celebrar umas das mais importantes datas para o país, ao longo de todo o mês de setembro.


A primeira novidade estreia dia 1º de setembro, às 23h. “Dicionário da Independência”, apresentado pelo jornalista Eduardo Bueno, traz 24 episódios de três minutos, traz na forma de abecedário as palavras mais relevantes relacionadas ao 7 de setembro, tais como “A de assinatura nos tempos da Independência do Brasil”, “B de bandeira”, e assim por diante.


Já no dia 05/9, às 21h10, estreia “Aqui Tem História”, com oito episódios onde as curiosidades sobre os 200 anos de Independência são reveladas por meio de pontos da influência na culinária brasileira. A série é apresentada pelo historiador Thiago Gomide e pela jornalista especialista em gastronomia Patrícia Ferraz. Em um dos episódios, por exemplo, eles apresentam como surgiu a tão querida caipirinha e qual sua relação com a Independência.

Ainda no dia 05/09, a partir das 23h05, o público confere “Insurgentes”. Com cinco episódios, a série apresentada por Ricardo Carvalho narra cinco revoltas populares nordestinas que também deixaram sua marca na história do país: a Balaiada no Maranhão, a Insurreição Pernambucana, a Sabinada na Bahia, a Cabanada em Alagoas e Pernambuco, e a Batalha dos Jenipapos, no Piauí.


No grande dia da celebração, 07/09, às 23h05, é a vez de conferir “B de Brasil”. A série de quatro episódios, apresentada por Eduardo Bueno, revela o lado B de todo o processo da Independência. Mescla de documentário com entrevistas e dramatização, apresenta com fatos desconhecidos que levaram à ruptura do Brasil de Portugal em 1822.


Por fim, a série "Inventores do Brasil", chega às telas do History dia 08/09, às 23h05. Comandada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e com direção de Bruno Barreto , a série percorre as biografias de algumas das figuras mais influentes no processo de construção do Brasil, de Dom Pedro II a Tancredo Neves, ao longo de 13 episódios.

Por ordem: B de Brasil, Insurgentes e Inventores do Brasil


Parceria com o Museu do Ipiranga

Além da programação disponível em diferentes formatos e plataformas, o History fechou uma parceria inédita com o novo Museu do Ipiranga. No salão nobre, onde está o famoso quadro "Independência ou Morte" (mais conhecido como "O Grito", de 1888), de Pedro Américo, o History investiu em uma tela especial que permite aos visitantes conhecer mais detalhes sobre o quadro e sua história. Assim que as obras no local terminarem, o canal também vai produzir um "tour virtual" em 3D, para permitir que pessoas de qualquer lugar do Brasil ou do mundo possam visitar as instalações.


O tour poderá ser feito nas plataformas digitais do canal.

Comentarios


bottom of page