Buscar
  • Vito Zanella

Camry retorna ao Brasil exclusivamente em versão híbrida

Por Vito Zanella


A Toyota do Brasil anunciou o retorno ao Brasil de seu sedã grande, o Camry. A partir de agora, o modelo, pela primeira vez, será comercializado no país somente em versão híbrida. Com essa novidade, a fabricante expande sua linha de veículos eletrificados, que já conta com o Corolla e Corolla Cross híbridos flex e o RAV4 híbrido. O veículo tem preço sugerido de R$ 331.790,00,00. Disponível em configuração única, XLE, o sedã alia conforto e sofisticação a uma experiência de condução prazerosa e eficiente, graças ao motor 2.5L DOHC de quatro cilindros, que, somado aos três motores elétricos, resulta numa potência máxima combinada de 211 cv, além de possuir um refinado acabamento interno e um robusto pacote de tecnologias de conveniência à disposição.


O novo híbrido vem equipado com bancos revestidos de couro com detalhes de material sintético premium. O volante e a manopla de câmbio também receberam apliques do material, com detalhes em prata, igualmente utilizados nas maçanetas. O Camry ainda conta com painel central com acabamento em soft touch e detalhes em madeira no padrão black engineered wood, além de adornos cromados. E, para oferecer um toque de requinte e personalidade, vem com teto solar panorâmico com abertura elétrica e sistema de iluminação ambiente com LEDs, que, além de proporcionar um ambiente agradável, acentuam os detalhes e os materiais internos.


A linha 2023 do sedã de luxo da Toyota recebeu aprimoramentos em segurança, principalmente no TSS, o Toyota Safety Sense – o pacote de segurança ativa da marca. A partir de agora, o Camry passa a oferecer itens como o Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA), o Sistema de Pré-colisão Frontal (PCS), que recebeu melhorias na detecção de pedestre à noite e ciclistas que se aproximem, até mesmo em curvas. Além disso, foi adicionada a função de Assistência de Direção de Emergência (ESA), que auxilia o motorista na execução de manobras e desvios de obstáculos, mantendo a estabilidade do automóvel e reduzindo os riscos de acidentes.


O TSS do Camry conta também com Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com alerta sonoro e visual, Faróis altos automáticos (AHB), além da detecção de automóveis e frenagem automática de emergência que estão inclusos no PCS. É importante observar que esses sistemas são projetados para auxiliar o motorista em situações adversas, e não para substituí-lo. A lista de itens de segurança do Camry inclui também nove airbags: dois frontais, dois laterais para o condutor e passageiro na dianteira, dois de cortina, dois laterais para o assento traseiro e um de joelho, para o motorista. Também fazem parte o Controle de Estabilidade (VSC), Assistente de Partida em Rampa (HAC), freios ABS com EBD, Assistência à Frenagem de Emergência (BAS), Luzes de Freio de Emergência (EBS), Alerta de Ponto Cego (BSM) e dois pontos de ancoragem Isofix, com dois pontos de amarração superior.

Desempenho e economia - Para oferecer uma experiência que alia eficiência energética, baixa emissão de poluentes e desempenho, o modelo vem equipado com um motor a combustão de 2.5L DOHC de quatro cilindros 16V VVT-iE de 178 cv a 5.700 rpm e torque de 22,5 kgfm a 3.600 rpm, mais três motores elétricos que juntos entregam 120 cv e 20,6 kgfm de torque. Combinados, os propulsores resultam numa potência máxima de 211 cv. O automóvel conta com transmissão automática eCVT, que garante trocas mais suaves e a sensação de acelerações mais diretas, e ainda permite um maior controle da direção, sem desperdiçar energia que alia o baixo consumo de combustível.


O motorista tem à disposição quatro modos de condução: Normal, Eco, EV (100% elétrico) e Sport, que se adaptam ao estilo do condutor e, principalmente, ao tipo de terreno, entregando mais ou menos potência, além de maior eficiência e uma rodagem mais sustentável. Com tração dianteira, o Camry é equipado com suspensão McPherson, com barras estabilizadoras na dianteira e suspensão independente, com barras estabilizadoras na traseira, que proporcionam maior firmeza ao volante e uma sensação aprimorada de esportividade.


Design aprimorado - O novo Camry também recebeu atualizações no design frontal, que garantem um visual mais moderno, sofisticado e com toque esportivo. Em sua volta ao mercado nacional, recebeu novidades no desenho dianteiro, com o alongamento da área central do veículo, que se estende desde o capô até o para-choque e se interliga ao canto do para-lama, o que garante um aspecto mais baixo, amplo e arrojado. Além disso, ele vem com detalhes cromados nas laterais do para-choque, que aprimoram seu visual e a impressão de sofisticação e de modernidade. Outra novidade são os jogos de rodas de 18 polegadas de liga leve, que chegam com estilo mais esportivo que expressa o seu dinamismo.


Tecnologia e conveniência - O novo sedã híbrido da Toyota oferece infoentretenimento a bordo, por meio do sistema de áudio da central multimídia, com tela de resolução HD e sensível ao toque de 9 polegadas, com rádio AM/FM, função MP3, entrada USB e conexão para smartphones e tablets, por meio do espelhamento de aplicativos de navegação e música com Android Auto ou Apple CarPlay. Já o computador de bordo tem tela TFT colorida de 7 polegadas. Para oferecer mais comodidade a todos passageiros, o Camry conta com ar-condicionado digital de três zonas, com controles de temperatura independentes para o motorista, passageiro dianteiro e bancos traseiros, e painel de controle touch para os passageiros de trás. Ainda disponibiliza, de série, o assento traseiro elétrico com regulagem de inclinação, para aprimorar o conforto dos ocupantes.


Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.