Buscar
  • Redação JBA

Campanha nas escolas municipais de São Paulo alerta sobre importância da vacinação

Criado em parceria com o Instituto Butantan e Maurício de Sousa Produções, projeto inclui concurso cultural e entrega de gibis educativos


A campanha “A importância da vacinação” foi lançada nesta quarta-feira (14/4) na capital. A cerimônia de lançamento aconteceu em um evento on-line, com a presença do secretário municipal de Educação, Fernando Padula, do secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, do presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, e da coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Francieli Fantinato. Estiveram presentes ainda, a diretora geral da Sanofi Pasteur no Brasil, Ana Garcia Cebrian, e o desenhista e criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa.

Imagem: Reprodução

O objetivo do projeto é conscientizar professores, estudantes e suas famílias sobre a importância da vacinação para prevenção de doenças. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas evitam entre 2 e 3 milhões de mortes por ano causadas por doenças preveníveis.


O público-alvo da campanha são 326 mil estudantes do 1º ao 7º ano e 16,6 mil professores, pais e familiares das escolas da Rede Municipal de Ensino. O foco da iniciativa é propor uma reflexão sobre dois desafios colocados pela OMS como prioritários para a próxima década: a preparação contra pandemias e a divulgação de informações de qualidade e o combate às Fake News, principalmente no que diz respeito à área da saúde.


Entre as ações desenvolvidas durante a campanha está a realização de um concurso cultural, por meio do qual serão selecionadas ilustrações e slogans feitos por crianças e jovens participantes. Posteriormente, os trabalhos escolhidos irão compor a exposição “A importância da Vacinação na Saúde da População: Um Olhar Infantojuvenil”, que poderá ser visitada, virtualmente, no portal do Butantan, ou, presencialmente na sede do Instituto, quando as medidas de restrição de circulação permitirem. O concurso de desenho será destinado aos alunos do 1º ao 3º ano e o de slogans aos estudantes do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental.


Gibis educativos

Hoje também aconteceu a entrega de 400 mil exemplares do gibi educativo “Vacinação, Vida e Saúde de Montão”, feito especialmente pela Maurício de Sousa Produções, para ser utilizado como material para professores desenvolverem trabalhos em sala de aula. A revista foi elaborada com a consultoria científica dos especialistas do Butantan e traz os personagens da Turma da Mônica envolvidos em situações que mostram a necessidade da imunização para a prevenção de doenças.

Imagem: Divulgação

Além dos gibis, as unidades escolares do município receberão cartazes e folders informativos, também desenhados pela equipe de Maurício de Sousa, que tratam dos benefícios da vacinação, um curso no formato de videoaula para a formação dos professores, e outro vídeo, com 30 segundos, com os personagens da Turma da Mônica explicando a importância da vacinação.


Será disponibilizado ainda um website, no qual os profissionais da rede municipal de Educação poderão assistir a vídeos didáticos sobre as vacinas produzidas pelo Butantan, e um game desenvolvido pelas equipes de Design e TI do Institu6to, que traz ensinamentos sobre o conceito de imunidade de rebanho, termo que se tornou popular com a chegada da pandemia de Covid-19.


Para Fernando Padula, secretário municipal de Educação de São Paulo, a iniciativa é uma oportunidade de incluir o tema da vacinação nas agendas de aprendizado e conscientizar as famílias.


“Sabemos quanto os assuntos que abordamos na escola viram pauta nas casas dos alunos. Trazer essa discussão de forma leve para a sala de aula e incluí-lo na rotina das crianças contribui para desmistificar qualquer questão relacionada às vacinas e quebrar o ciclo de desinformação”, afirmou o secretário.


Fonte: Prefeitura da cidade de São Paulo

5 visualizações0 comentário