Buscar
  • Coronel Camilo

Café com o Comandante: o reconhecimento do bom trabalho

Por Coronel Camilo


O importante são as pessoas. As grandes empresas, seja de serviços, comércio ou indústria, muitas com ambiente sofisticado, maquinários, belos escritórios, tecnologia podem até dar a impressão de que isso é que produz o resultado. Na verdade, os resultados saem das ações das pessoas. As pessoas é que fazem acontecer. Elas é que realmente fazem a diferença.

Como diz o general Campos, Secretário da Segurança Pública de São Paulo: "no mundo atual não há mais espaço para trabalho singular", tudo funciona melhor se trabalharmos em conjunto, integrados, cria-se sinergia. Hoje em dia, não há como trabalhar de outra forma que não envolvendo as pessoas. No caso da segurança pública, mais fundamental ainda, pois a maior parte das ações são feitas por pessoas que atendem, salvam e protegem outras pessoas. A tecnologia ajuda, aumenta o braço da polícia, mas a ação dos policiais, da equipe, é que produz resultado.

Muitas empresas se assemelham no produto, nos serviços e o que faz a diferença entre elas é o atendimento, feito por pessoas. Mais uma vez notamos a importância de focar nas pessoas, dando-lhes dignidade, um ambiente favorável para o desenvolvimento do trabalho e principalmente olhando para os colaboradores como parceiros da organização.

O reconhecimento é a melhor forma de trabalhar o fator humano, muda o clima, muda o comportamento, agrega. Muitas vezes não há possibilidade do aumento salarial, ou seja, do reconhecimento financeiro, mas há outras formas de se prestigiar a equipe. Uma delas é dar a oportunidade de serem ouvidos pela instituição e por seu dirigente. Só essa atitude já permite que consigam entender a sua importância e do trabalho que realizam. Quando comandei a Polícia Militar de São Paulo - com muito orgulho -, implantei o "Café com o Comandante". Trata-se de um café-da-manhã onde o comandante-geral da Polícia de São Paulo traz equipes de policiais e suas famílias para, literalmente, tomar café e parabenizá-los pelo bom trabalho feito. É uma ação em que o dirigente maior da instituição dá a oportunidade para aqueles que estão na ponta da linha serem por ele reconhecidos diante dos seus familiares.

Nesses encontros, pouco mais de 60 cafés com os policiais militares, tive a oportunidade de ouvir do próprio protagonista, narrativas de momentos de coragem, de dedicação, de comprometimento, onde colocaram as suas próprias vidas em risco pelo bem do próximo. Muitas vezes por pessoas que nem chegaram a conhecer. E mais ainda, tive o privilégio de poder agradecê-los pessoalmente.

Destaco também uma grande ação de reconhecimento feita pelo Governador do Estado de São Paulo, João Dória. Trata-se do “Polícia Nota 10”, uma singela solenidade, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, onde o governador recebe 10 equipes de policiais das três polícias estaduais, entrega um certificado e os agradece pelo bom trabalho, em nome não só do governo, mas de toda a população paulista. Reconhecer o grandioso trabalho feito pelos policiais de São Paulo, nos engrandece, nos faz crescer como administrador público, como pessoa e respeitar, ainda mais, esses especiais profissionais de segurança.


Coronel Camilo é secretário-executivo da Polícia Militar. É formado em Administração de empresas pelo Mackenzie, com bacharelado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP e em Gestão de Segurança Pública pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo