Copa Libertadores poderá ter final com times brasileiros
top of page
Buscar

Copa Libertadores poderá ter final com times brasileiros

Por Roberto Maia


Se tudo correr bem, a Copa Libertadores da América 2020 poderá ter um duelo eletrizante entre os dois times brasileiros – Palmeiras e Santos – classificados para as semifinais, que serão disputadas na segunda semana de janeiro.


Na terça-feira, o Verdão foi o primeiro classificado, após a vitória sobre o Libertad (Paraguai) por 3 a 0 no Allianz Parque. No dia seguinte foi a vez do Peixe também conseguir a vaga ao atropelar o time do Grêmio por 4 a 1 na Vila Belmiro.


O adversário do time santista sairá do duelo entre os entre os argentinos Racing e Boca Juniors. O primeiro jogo foi vencido pelo Racing – 1 a 0. O jogo de volta será no dia 23 no estádio La Bombonera. Já o Alviverde enfrentará o River Plate (Argentina) ou Nacional (Uruguai). O time argentino leva vantagem por ter vencido o primeiro confronto por 2 a 0.

Marinho rodou por muitos clubes antes de alcançar destaque no ataque do Santos (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

Assim, Santos e Palmeiras estão novamente entre os quatro melhores times das Américas. O time santista chega pela nona vez à fase semifinal da Copa Libertadores. As quatro primeiras foram na década de 1960 (62, 63, 64 e 65) e as demais nesse século (2003, 2007, 2011 e 2012). Já o Verdão chega invicto (oito vitórias e dois empates) dois anos após ser eliminado pelo Boca Juniors. Essa será a oitava participação do clube nessa etapa da competição. Anteriormente chegou em 1961, 1968, 1971, 1999, 2000, 2001 e 2018. O Santos é tricampeão do torneio continental (1962, 1963 e 2011), enquanto o Palmeiras levantou a taça em uma única oportunidade (1999).


Em um ano complicação por causa da pandemia do novo coronavírus, o que chama a atenção é que os dois times tiveram que incluir vários garotos revelados em suas respectivas bases. E eles não se intimidaram, jogando por terra uma antiga tese de que é preciso jogadores cascudos (experientes) para disputar a Libertadores.


Prova dessa ousadia dos jovens foi o gol marcado pelo atacante Kaio Jorge no jogo do Santos contra o Grêmio. O menino de apenas 18 anos não se intimidou com a importância da partida. Logo após o árbitro apitar o início do jogo, roubou a bola de Jean Pyerre, que falhou ao tentar recuar, e em velocidade driblou o goleiro Vanderlei e marcou seu gol aos 11 segundos de jogo. Além dele, os também garotos Sandry e John mostraram talento e fizeram a diferença, mostrando que não sentiram a pressão de um jogo mata-mata de Libertadores.

O atacante Rony comemorou gol contra o Libertad com selfie no Allianz Parque (Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras)

Um dos destaques do jogo contra o tricolor gaúcho foi o experiente Marinho. Ele marcou o segundo gol do Peixe e protagonizou outras importantes jogadas. Com quatro gols na Libertadores e 21 nesse ano, o atacante de 30 anos rodou o mundo antes de alcançar destaque com a camisa do Santos. Curiosamente ele veio do Grêmio, onde não estava sendo aproveitado antes de ser contratado pelo Santos.


No Palmeiras, apesar do elenco recheado de jogadores experientes, os garotos vindo da base também estão mostrando serviço na Libertadores. Entre eles, Danilo, Gabriel Menino, Gabriel Veron e Patrick de Paula.



Roberto Maia é jornalista e cronista esportivo. Iniciou a carreira como repórter esportivo, mas também dedica-se a editoria de turismo, com passagens por jornais como MetroNews, Folha de São Paulo, O Dia, dentre outros. Atualmente é editor da revista Qual Viagem e portal Travelpedia.


bottom of page