top of page
Buscar

BYD lança sport coupé elétrico Seal

Por Vito Zanella


Foto: divulgação

A BYD apresenta ao mercado brasileiro o novo sport coupé Seal, um veículo 100% elétrico, com alto desempenho, tecnologia de ponta e muitas inovações. O Seal segue o conceito Ocean Aesthetics, design que resulta em um visual dinâmico, elegante e facilmente reconhecível, mostrado pela primeira vez pela marca no modelo Dolphin, lançado no final de junho no Brasil. O Seal é o primeiro veículo a implementar a tecnologia inovadora Cell-to-Body (CTB), permitindo que a bateria seja realmente parte da estrutura da carroceria, trazendo mais rigidez e segurança. A tecnologia CTB também melhora a eficiência do espaço. O Seal tem altura de carroceria 10 mm mais baixa em relação a um automóvel com estrutura convencional, resultando em melhor desempenho aerodinâmico e impacto visual. Segundo a BYD, devido à arquitetura de suspensão dianteira do tipo double wishbone e traseira five link, a dinâmica do Seal no teste de mudança de faixa em emergência chega a 133km/h e no teste do alce com máxima segurança, 83km/h.


Foto: divulgação

Conectividade inteligente e entretenimento de ponta são outros pontos de destaque do Seal. O modelo é equipado com um sistema de conexão inteligente 4G trazendo experiências de tecnologia de ponta e atualizações Over The Air (OTA) como uma forma de atualizar os recursos de entretenimento. O veículo possui uma tela rotativa exclusiva de 15,6 polegadas equipada com a função de controle de voz precisa e inteligente. Conta com aplicativos integrados, incluindo Android Auto e Apple CarPlay. Possui ainda um painel de instrumentos completo com tela de 10,25 polegadas. O novo Seal conta com sistema de áudio Dynaudio com 12 alto-falantes que oferece som de qualidade premium e o carregamento sem fio para smartphones.


O Seal traz um powertrain elétrico com dois motores superpotentes, que somam 531 cavalos, levando apenas 3,8s para atingir os 100km/h. Outro ponto importante é que o modelo vem equipado como a BYD e-Platform 3.0, projetada exclusivamente para veículos elétricos puros. A plataforma aproveita ao máximo as vantagens de inteligência, eficiência e segurança. A potência máxima de recarga chega a 150 kW, de 30% a 80% em apenas 30 minutos, garantindo quase 300 km de autonomia. A bateria Blade, outra tecnologia desenvolvida pela BYD, é uma peça essencial que proporciona eficiência energética, estabilidade e segurança. Com 100% de carga, o alcance do novo BYD SEAL chega a 372 km, no PBEV do INMETRO e no ciclo urbano WLTP a autonomia é de 520 km.


Foto: divulgação

O Seal traz a assinatura da equipe de design liderada por Wolfgang Egger, diretor de Design Global da BYD. O projeto seguiu o princípio de aprender com a natureza e buscou inspiração no oceano para criar linhas emocionalmente ricas, reconhecíveis e atraentes. A frente passa uma sensação de movimento, com uma "forma de X" na perspectiva dinâmica. Remete a uma aparência de veículo esportivo, com suas curvas próprias, esculpidas e cativantes, com o objetivo de proporcionar a sensação do movimento das ondas no mar. Os bancos dianteiros do SEAL têm uma aparência esportiva com estofamento macio e firme e revestimento de extremo bom gosto. O banco do motorista é eletricamente ajustável em oito posições e conta com apoio lombar também ajustável em quatro direções para aliviar a fadiga de viagens longas. O volante permite regulagens em quatro posições. O veículo possui teto solar panorâmico de grandes dimensões. As portas dianteiras são de vidro duplo laminado para maior segurança e excelente isolamento acústico e térmico. As maçanetas ficam embutidas às portas quando o veículo está em movimento, contribuindo para a fluidez do ar, fato que reduz a resistência ao vento e o consumo geral de energia do veículo. Todas as maçanetas voltam à posição normal automaticamente, quando o veículo é desligado ou acionado.


O Seal incorpora recursos avançados de segurança e assistência ao motorista como padrão. Todos os modelos apresentam Aviso de Colisão Dianteira, Frenagem de Emergência Automática, Aviso de Colisão Traseira, Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro e Freio de Tráfego Cruzado Traseiro, Assistência de Manutenção de Faixa, Assistência de Mudança de Faixa e Manutenção de Faixa de Emergência. O Controle de Cruzeiro Adaptativo e o Controle de Cruzeiro Inteligente melhoram a experiência de dirigir. A câmera panorâmica, por exemplo, fornece visibilidade de 360 graus para o motorista para manobras seguras do veículo. O modelo conta ainda com 8 airbags.




Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.



Kommentare


bottom of page