top of page
Buscar

BYD apresenta mais duas versões do Dolphin no Brasil

Por Vito Zanella


A BYD Automóveis acaba de lançar no Brasil duas novas versões do seu 100% elétrico Dolphin: a Plus e Diamond, que trazem muitas novidades. O BYD Dolphin Plus chega ao Brasil com o preço especial de lançamento de R$ 179.800,00. O modelo possui quatro opções com cores duplas: azul Surfing com cinza Dolphin, preto Delan com cinza Atlantis, rosa Afterglow com cinza Dolphin e branco Ski com cinza Dolphin. Já o BYD Dolphin Diamond estará disponível na cor preta pelo preço de R$ 149.800,00.

Dolphin Plus (Foto: divulgação)

O Dolphin Plus é o modelo para quem prefere uma versão mais esportiva e potente. Possui teto panorâmico, duas cores na parte externa, rodas 17” com design exclusivo e um motor de 204 cavalos. Além de uma melhor performance, o modelo também vai longe. Com bateria de 60,48 kWh, possui autonomia de 427 quilômetros no ciclo WLTP. O novo modelo pode acelerar de 0 a 100 km/h em sete segundos e atinge velocidade máxima de 160 km/h. Em relação a tecnologia e segurança, o Dolphin Plus tem vários opcionais para agradar os mais exigentes, como multimídia de 12,8”, câmeras 360° e visão panorâmica. O modelo também conta com Apple Carplay, Android Auto e comandos de voz em que o motorista pode solicitar ações como: “Hi BYD, ligue o Spotify” e “Hi BYD, me guie para casa”, que executa as tarefas de forma descomplicada.


Dolphin Plus (Foto: divulgação)

Com o aplicativo BYD, é possível abrir e trancar o carro pelo celular, programar o ar-condicionado e até verificar o nível da bateria sem estar dentro do veículo. Vem com piloto automático adaptativo, sistema de detecção de ponto cego, assistente de faixas, leitor de placas de velocidade, alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro com auxílio de frenagem e sensor de pressão nos pneus. Os bancos dianteiros possuem regulagem elétrica e aquecimento, e são mais de 20 espaços de armazenamento, práticos e flexíveis para viagens diárias, além de carregamento por indução para smartphones no console. Para quem quer mais luminosidade natural, basta abrir a cortina elétrica e desfrutar do teto panorâmico que cobre quase todo o carro.


O modelo também possui a função sistema VtoL (Vehicle to Load). Com o uso de um adaptador, a bateria do carro pode se transformar em uma fonte de energia e alimentar equipamentos externos como uma cafeteira, um notebook e outros aparelhos. A tecnologia BYD traz o OTA (over the air) que permite fazer atualizações no sistema do carro à distância, parecido com o que fazemos com os smartphones.


Dolphin Diamond (Foto: divulgação)

A outra novidade lançada pela BYD é o Dolphin Diamond, uma versão na cor preta do modelo 100% elétrico. Ele tem as mesmas configurações do Dolphin lançado em junho deste ano. O modelo traz as principais características de seu primeiro irmão. A começar pelo seu design, desenvolvido por Wolfgang Egger e Michele Paganetti, dois dos principais nomes do design automotivo mundial. O lançamento integra a linha Ocean, com muitas referências ao mar e aos golfinhos, por conta de todas as suas linhas – externas e internas. Chega utilizando a e-Platform 3.0, especialmente desenvolvida pela BYD para veículos puramente elétricos. Além de melhorar a segurança e aumentar a autonomia, proporciona uma distância entre eixos de 2,7m, que deixa o veículo mais espaçoso internamente. Isso faz com que os passageiros do banco traseiro tenham mais espaço para as pernas.


O Dolphin Diamond se beneficia da inovadora bateria Blade de 44,9 kWh. Com a carga a cem por cento, o veículo roda mais de 400 km no ciclo WLTP ou 291 km pelo PBEV. A bateria pode ser recarregada de forma simples. Utilizando um adaptador, é possível usar até uma tomada comum de 127 ou 220V. Já nos carregadores de média e alta potência a bateria do Dolphin pode ir de 20 a 80% de carga em menos de meia hora.




Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.



Comments


bottom of page