top of page
Buscar

Butantan realiza exposição com kits científicos vendidos ao público na década de 1970

Os visitantes do Museu de Microbiologia, do Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, já podem apreciar a exposição “Coleção Os Cientistas: memórias e reencontros”, com itens históricos sobre a educação e o ensino da ciência no Brasil.

Foto: Comunicação Butantan

A mostra temporária é uma homenagem ao professor e ex-diretor do Instituto Butantan, Isaias Raw, que morreu em dezembro de 2022, aos 95 anos. Raw também passa a dar nome ao Museu de Microbiologia. O cientista dedicou sua vida à pesquisa em bioquímica e à popularização do ensino de ciências para crianças e adolescentes. Responsável por isolar uma das enzimas do ciclo de oxidação de ácidos graxos, concentrou suas atividades em áreas como o estudo da mitocôndria, a ação de drogas na indução de citocromos e a investigação de enzimas do metabolismo do Trypanosoma cruzi.


“Essa exposição traz ao público uma parte importante do ensino de ciência experimental no Brasil, de uma época em que não existia internet. Esses kits em banca de jornal foram uma maneira de transmitir o conhecimento e de despertar nos jovens de então o interesse pela ciência. A preservação e divulgação dessa história também é papel do Instituto Butantan”, explica Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan.


Com montagem realizada pela própria equipe do Butantan, com materiais disponíveis no almoxarifado, a exposição teve apoio da Fundação Butantan, para produção de material gráfico.


Exposição “Coleção Os Cientistas: memórias e reencontros”

Local: Museu de Microbiologia - Parque da Ciência - Instituto Butantan

Endereço: Av. Vital Brazil, 1.500 - Butantã.

Horário: de terça a domingo, das 8h às 17h

bottom of page