top of page
Buscar

Brasil, o país do SUS, dos precatórios e das aposentadorias demoradas, injustas

Foto do escritor: Fernando JorgeFernando Jorge

Por Fernando Jorge


Foto: Billiondigital

Recebi do meu leitor Edgar Smiths Corona Vasconcellos uma carta com estas palavras:

“Após ler o seu livro Água da fonte, cuja oitava edição foi lançada pela editora Novo Século, fiquei convencido de que o senhor é dotado de admirável senso de justiça. Portanto, devido a tal impressão eu pergunto, como vê o nosso país, o Brasil? É um país onde há justiça, patriotismo?”


Respondo a esse meu leitor, declaro, o Brasil é o país da injustiça social, da falta de patriotismo. Passo a explicar porque penso assim.


Primeiro motivo. O Brasil é o país do SUS, do serviço de atendimento médico a população mais pobre. Esse tal SUS é horrível, um desastre. Atendida pelo SUS, minha empregada esperou sete anos para ser submetida a uma operação cirúrgica. Nos locais do SUS os enfermos muitas vezes esperam quatro, cinco ou seis horas para serem atendidos pelos médicos.


Segundo motivo. O Brasil é o país dos precatórios, o país do dinheiro que deve ser entregue as pessoas pelo governo, devido as cobranças excessivas. Os anos passam e o governo não paga e quando paga, anos e anos já decorreram a espera pelo pagamento. O cidadão, portanto, tornasse uma vítima do governo, um injustiçado.


Terceiro motivo. O Brasil é o país das aposentadorias que demoram muito para sair, após o cidadão pagar durante anos e anos o dinheiro da sua aposentadoria. E quando é paga, recebe pequenas quantias, uma miséria.


Juro, confesso, é por causa de tudo isto que frequentes vezes sinto vergonha de ser brasileiro...




Fernando Jorge é jornalista, escritor, dicionarista e enciclopedista brasileiro. Autor de várias obras biográficas e históricas que lhe renderam alguns prêmios como o Prêmio Jabuti de 1962. É autor do livro “Eu amo os dois”, lançado pela Editora Novo Século.


תגובות


bottom of page