Buscar

Banco de materiais de construção em prol da população carente

Atualizado: 25 de Jun de 2020

Por Mario Covas Neto


Costumo dizer que os projetos são como filhos, que não dá para escolher um favorito, mas confesso que tenho um carinho especial por sobre o Banco de Materiais de Construção da Cidade de São Paulo, texto de minha autoria e que virou lei.

Já pararam para pensar que a conclusão de uma obra em um imóvel sempre resulta na sobra de algum tipo de material de construção? Sem contar que estocá-la nem sempre é uma tarefa fácil ou possível. Por outro lado, o alto preço desses produtos não raramente é uma barreira para que pessoas de baixo poder aquisitivo melhorem suas casas.

Tendo em conta esses fatores, elaboramos a lei, com foco na população carente, para dar mais dignidade à vida de quem se encontra em situação de vulnerabilidade social.

A intenção é fazê-lo um centro para armazenamento e redistribuição de sobras de matérias primas da construção civil, resíduos sólidos que possam ser utilizados em obras, materiais devolvidos pelo próprio município e doações de empresas, entidades não governamentais e da comunidade em geral.

O foco: construção, reforma ou recuperação de moradia própria ou recuperação de moradia em virtude de emergência/calamidade, tais como incêndios, desabamentos, alagamentos e demais fenômenos que causem danos à habitação dessas pessoas desde que não sejam elas as responsáveis pelos sinistros.

Com isso, o Poder Público, em conjunto com a sociedade civil e o apoio de empresários, contribuem juntos para diminuir as claras desigualdades da cidade. Mais: os aterros recebem um alívio, por deixarem de receber esses resíduos – úteis e reaproveitáveis – e o município economiza com o transporte e descarte destes.

Somam-se aí o alívio aos aterros sanitários, que deixam de receber esses resíduos reaproveitáveis, e a economia gerada com transporte e descarte destes materiais.


Na prática: municípios como Limeira, no interior de São Paulo e Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, já contam com iniciativas semelhantes com resultados expressivos.

Acesse www.mariocovasneto.com.br e saiba mais sobre esse e outros projetos dos quais sou autor.



Mario Covas Neto é filho do ex-governador Mario Covas e de Florinda Gomes Covas, a dona Lila. Advogado, foi reeleito vereador nas eleições de 2016 com 75.583 votos, quinta maior marca entre os concorrentes. Foi candidato ao Senado em 2018 e obteve mais de 2 milhões de votos. É presidente estadual do Podemos.

11 visualizações0 comentário

Receba nossas atualizações

Siga nossas redes

  • Facebook - Círculo Branco

Copyright ©2020. Todos os Direitos Reservados 

Desenvolvido pela Redação do Grupo JBA

São Paulo - Brasil

joba@greco.com.br