Buscar

Banco de materiais de construção em prol da população carente

Atualizado: Jun 25

Por Mario Covas Neto


Costumo dizer que os projetos são como filhos, que não dá para escolher um favorito, mas confesso que tenho um carinho especial por sobre o Banco de Materiais de Construção da Cidade de São Paulo, texto de minha autoria e que virou lei.

Já pararam para pensar que a conclusão de uma obra em um imóvel sempre resulta na sobra de algum tipo de material de construção? Sem contar que estocá-la nem sempre é uma tarefa fácil ou possível. Por outro lado, o alto preço desses produtos não raramente é uma barreira para que pessoas de baixo poder aquisitivo melhorem suas casas.

Tendo em conta esses fatores, elaboramos a lei, com foco na população carente, para dar mais dignidade à vida de quem se encontra em situação de vulnerabilidade social.

A intenção é fazê-lo um centro para armazenamento e redistribuição de sobras de matérias primas da construção civil, resíduos sólidos que possam ser utilizados em obras, materiais devolvidos pelo próprio município e doações de empresas, entidades não governamentais e da comunidade em geral.

O foco: construção, reforma ou recuperação de moradia própria ou recuperação de moradia em virtude de emergência/calamidade, tais como incêndios, desabamentos, alagamentos e demais fenômenos que causem danos à habitação dessas pessoas desde que não sejam elas as responsáveis pelos sinistros.

Com isso, o Poder Público, em conjunto com a sociedade civil e o apoio de empresários, contribuem juntos para diminuir as claras desigualdades da cidade. Mais: os aterros recebem um alívio, por deixarem de receber esses resíduos – úteis e reaproveitáveis – e o município economiza com o transporte e descarte destes.

Somam-se aí o alívio aos aterros sanitários, que deixam de receber esses resíduos reaproveitáveis, e a economia gerada com transporte e descarte destes materiais.


Na prática: municípios como Limeira, no interior de São Paulo e Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, já contam com iniciativas semelhantes com resultados expressivos.

Acesse www.mariocovasneto.com.br e saiba mais sobre esse e outros projetos dos quais sou autor.



Mario Covas Neto é filho do ex-governador Mario Covas e de Florinda Gomes Covas, a dona Lila. Advogado, foi reeleito vereador nas eleições de 2016 com 75.583 votos, quinta maior marca entre os concorrentes. Foi candidato ao Senado em 2018 e obteve mais de 2 milhões de votos. É presidente estadual do Podemos.

9 visualizações

Receba nossas atualizações

Siga nossas redes

  • Facebook - Círculo Branco

Copyright ©2020. Todos os Direitos Reservados 

Desenvolvido pela Redação do Grupo JBA

São Paulo - Brasil

joba@greco.com.br