top of page
Buscar

Ballet Paraisópolis lança sua própria companhia de dança


Cia Ballet Paraisópolis nasce com 16 bailarinos profissionais e algumas obras em seu repertório, como o original Véspera e a remontagem do Grand Pas de Deux de Don Quixote


Celebração 72 anos da República Popular da China no Brasil - Comunidade de Paraisópolis (Foto: Vitoria Adregueti)

Há 12 anos o Ballet Paraisópolis oferece aulas gratuitas para crianças e adolescentes da comunidade de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo. Agora, o projeto sociocultural dá um importante passo para a profissionalização de seus bailarinos com a criação da Cia Ballet Paraisópolis. Do ballet clássico à dança contemporânea, a companhia, que traz à cena uma nova geração de bailarinos engajados e criativos, ganha os palcos a partir do dia 10 de março quando será lançada oficialmente no Teatro Ítalo Brasileiro.


Foto: Marcos Alonso

Na programação, a mais nova companhia de dança de São Paulo com direção executiva de Monica Tarragó apresenta a coreografia original Véspera assinada por Christian Casarin e a remontagem de Weverton Aguiar para o Grand Pas de Deux de Don Quixote. O elenco é formado pelos bailarinos Amanda Dalla, Bruno Antunes, David Bem, Geise Santos, Giovana Guimarães, Haissa Santos, Isabela de Sousa, Luiz Dias, Maju Vieira, Maria Daniela, Mariana Farias, Nicoly Sayuri, Tamires Barros, Thaís Dariolli, Rebeca Guilherme e Wellington Dambroski.

A criação da Cia Ballet Paraisópolis é a resposta de todo o trabalho feito, durante anos, com os bailarinos do projeto sociocultural Ballet Paraisópolis. Após a formatura dos primeiros bailarinos em 2022, nasceu o desejo pela criação da companhia. A ideia é que cada bailarino continue sua trajetória profissional (todos os bailarinos da Cia já possuem o DRT de registro profissional) na área da dança, tendo como objetivo a integração ao mercado de trabalho.

Para Monica Tarragó, a formação da Cia Ballet Paraisópolis tem como objetivo principal permear múltiplas linguagens, potencializando o próprio fazer artístico da comunidade de Paraisópolis. “Nesses 12 anos de atuação, o Ballet Paraisópolis cresceu muito e já está sendo reconhecido internacionalmente. Todos os moradores amam o Ballet e tem muito carinho e respeito pelo projeto. Nós conseguimos mostrar para a comunidade que dança é profissão”, destaca a diretora executiva.

Véspera e Grand Pas de Deux de Don Quixote


No lançamento da Cia. Ballet Paraisópolis, os 16 bailarinos apresentarão duas obras. A primeira, o Grand Pas de Deux de Don Quixote é uma remontagem de Weverton Aguiar para a coreografia original de Marius Petipa baseada em um capítulo da famosa obra de Miguel de Cervantes, que narra as aventuras do barbeiro Basílio e seu amor por Kitri, a filha do taberneiro. Em cena, o momento do casamento de Kitri e Basílio. Dançado pelo mundo todo, esse duo representa um grande desafio para os intérpretes não só pela qualidade técnica, mas também pela interpretação.


Foto: Marcos Alonso

Já Véspera, é uma coreografia original de Christian Casarin, que desafia o corpo no espaço com tempos e configurações variadas. Uma criação coreográfica que propõe dinâmicas que são enunciadas, alternadas e retomadas pelos muitos corpos dançantes. Com música de Vivaldi recomposta por Max Richtter, véspera é o que antecede um ato, ou vésperus, que quer dizer "estrela Vésper”, estrela ou planeta de Vênus, partindo do simbolismo da luz e da escuridão.

O lançamento da Cia. Ballet Paraisópolis contará também com a exposição fotográfica Ballet Paraisópolis – Voar é Possível, no Foyer do Teatro (visitação a partir das 16h). A mostra, que reúne 32 fotos de oito fotógrafos, tem direção criativa do designer e estilista Jum Nakao.

A exposição apresenta por meio de imagens simbólicas a trajetória de existência do Ballet Paraisópolis pelo olhar dos fotógrafos Fernanda Barsotti Kirmayr, Marcos Alonso, Vitoria Andregueti Teixeira, Tomas Kolisch Jr., Daniel Eduardo de Souza, Raúl Aragón, Alceu Bett e Alex Almeida.


Lançamento Cia. Ballet Paraisópolis

Dia 10 de março, domingo, 17h.

Exposição Ballet Paraisópolis – Voar é Possível, a partir das 16h.

Teatro Ítalo Brasileiro – Av. João Dias, 2046 – Santo Amaro, São Paulo.

60 minutos | Livre | Gratuito (reserva de ingressos pelo site Sympla)



Direção Executiva – Monica Tarragó. Direção Artística – Christian Casarin. Direção Criativa – Jum Nakao. Coreógrafo – Christian Casarin. Remontadores – Christian Casarin e Weverton Aguiar. Ensaiadores – Fabiana Nemeth e Weverton Aguiar. Elenco – Amanda Dalla, Bruno Antunes, David Bem, Geise Santos, Giovana Guimarães, Haissa Santos, Isabela de Sousa, Luiz Dias, Maju Vieira, Maria Daniela, Mariana Farias, Nicoly Sayuri, Tamires Barros, Thaís Dariolli, Rebeca Guilherme e Wellington Dambroski. Iluminador – Alexandre Zullu. Audiovisual – Fernanda Kirmayr, Lygia Contin e Vitoria Andregueti. Produção – Renato Modesto. Assistente de Produção – Wellington Lucio. Assessoria de Imprensa – Nossa Senhora da Pauta. Apoio – Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro, Teatro Ítalo Brasileiro, Instituto Marte e Spazio Italia.

Comments


bottom of page