top of page

Audi lança novo RS 3 Sedan

Por Vito Zanella


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Audi do Brasil anuncia a chegada do novo RS 3 ao País. O modelo será vendido em duas versões, RS 3 Sedan e RS 3 Sedan Track, com preços sugeridos de R$ 659.990,00 e R$ 714.990,00, respectivamente. O superesportivo é derivado da linha A3, que foi recentemente renovada no mercado brasileiro. A nova linha RS 3 é equipada com motor 2.5 litros TFSI, turbo, cinco cilindros em linha, com 400 cavalos de potência entre 5.600 rpm e 7.000 rpm, e torque máximo de 500 Nm entre 2.250 rpm e 5.600 rpm. A transmissão é automática S tronic de sete velocidades, além da tração quattro. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em apenas 3,8 segundos, já a velocidade máxima é de 250 km/h (RS 3 Sedan) e 280 km/h (RS 3 Sedan Track).


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O novo RS 3 possui 4.533 mm (comprimento); 1.851 mm (largura, sem retrovisores); 1.984 mm (largura, com retrovisores); 1.393 mm (altura) e 2.631 mm (entreeixos). A capacidade do porta-malas é de 321 litros, e a do tanque de combustível é de 55 litros. O peso total do veículo é de 1.565 quilos. O RS 3 recebeu alterações visuais para tornar o seu design ainda mais esportivo, agregando a nova linguagem visual da marca das quatro argolas, com logotipos em 2D e nomenclatura do modelo sutilmente posicionada na coluna B. Na dianteira, destaque para a ampla grade frontal single-frame em acabamento preto, além das enormes entradas de ar, que possuem um visual exclusivo que transpira esportividade. A traseira do RS 3 traz difusores de ar nos cantos do para-choque traseiro em formato vertical, que praticamente dialogam com as entradas de ar dianteiras. Duas enormes ponteiras de escapamento em formato oval e com ponteiras pretas são divididas por um refletor vermelho central. Assim como os faróis dianteiros, as lanternas traseiras também exibem nova disposição interna, com iluminação e piscas dinâmicos, incluindo setas que se iluminam sequencialmente de dentro para fora com as funções de “voltar para casa” e “sair de casa”.


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na versão RS 3 Sedan, o modelo ganhou acabamento em preto brilhante nas capas de retrovisores, molduras das portas, saias laterais, aerofólio traseiro, na lâmina acima do difusor e nas amplas entradas de ar dianteira. Na lateral, destaque para as rodas RS de liga-leve e 19 polegadas, na cor prateada, com design de dez raios em formado de "Y", e pneus 265/30 R19 (dianteiros) 245/35 R19 (traseiros), além de pinça de freio pintadas de vermelho. Já a versão RS 3 Sedan Track tem acabamento em fibra de carbono nas saias laterais, capas dos retrovisores, aerofólio traseiro, na lâmina acima do difusor e nas entradas de ar dianteira. Na lateral, destaque para as rodas RS de liga leve e 19 polegadas, na cor preta, com design de dez raios em formado de "Y" e pneus 265/30 (dianteiros) e 245/35 (traseiros), além de freios de cerâmica com pinças pintadas de azul. Ambas as versões contam de série com teto-solar elétrico panorâmico e faróis Matrix LED escurecidos, que oferecem sequenciamento de luz e pisca dinâmicos, além de quatro opções de luzes diurnas.


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A cabine é revestida de materiais nobres que esbanjam vigor e requinte. Microfibra Dinamica e superfícies em preto brilhante revestem as portas, painel de instrumentos e console central. O volante multifuncional de três raios e base achatada possui botões sensíveis ao toque e logotipo bidimensional. Já o Audi Virtual Cockpit plus de 12,3 polegadas oferece 4 opções de visualizações. Ambas as versões oferecem uma ampla lista de equipamentos. Entre os itens de tecnologia e segurança, estão airbags frontais para motorista e passageiro; airbags laterais dianteiros de cabeça e cortina; assistente de cruzeiro adaptativo com assistente de emergência; câmera traseira com visão surround; controle de cruzeiro adaptativo (ACC); detector de atenção e sonolência do motorista; faróis Matrix LED escurecidos com sequenciamento de luz e pisca dinâmicos; lanterna traseiras LED com iluminação e piscas dinâmicos; head-up display; e sistema de alerta de saída, tráfego traseiro e mudança de faixa.


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

São itens de conforto e conveniência: sistema de som premium SONOS 3D (680 W); aquecedor dos bancos dianteiros; ar-condicionado automático de 3 zonas; Audi Drive Select com controle de amortecedores DCC; Freio de estacionamento eletromecânico com Auto-Hold; keyless entry/go; pacote de luzes ambiente PRO em RGB; pedaleiras em alumínio; porta-malas com abertura automática via sistema hands-free; sensor de luz e chuva; soleiras das portas com logo RS (Audi Sport); teto moldado em tecido preto; e volante esportivo, de três raios, com emblema RS, parte superior e inferior achatadas, multifuncional, paddle shifts e controles satélites.




Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.  


Comments


bottom of page