top of page
Buscar

Audi lança inédito SQ8 Sportback e-tron no Brasil

Por Vito Zanella


Foto: Divulgação

A Audi do Brasil apresenta o Audi SQ8 Sportback e-tron no país. O modelo chega para ampliar a família Q8 e-tron, que estreou por aqui em agosto do ano passado com maior capacidade de armazenamento elétrico, nova nomenclatura e identidade visual renovada. O veículo representa a variante esportiva do Q8 e-tron e está disponível por R$ 834.990,00 (venda direta). As dimensões externas são 4.915 mm (comprimento), 2.189 mm (largura), 1.619 mm (altura) e 2.928 mm (entreeixos). A capacidade do porta-malas é de 528 litros e o peso total do veículo é de 2.715 quilos. O porta-malas dianteiro tem capacidade de 60 litros.


Externamente, o novo SQ8 Sportback e-tron adota a nova linguagem visual da marca. Na dianteira, os faróis digitais LED Matrix com projeções dinâmicas são divididos pela ampla grade frontal em formato hexagonal, com iluminação indireta emoldurando o novo logotipo bidimensional em tonalidade fosca. Na lateral, a linha de cintura elevada, com vincos suaves na altura das maçanetas e caimento acentuado no teto da carroceria Sportback criam um visual com harmonia e personalidade. A versão ganhou rodas de 22 polegadas Audi Sport na cor cinza Titânio com design exclusivo e pinças de freio da cor vermelha - ou preta, como item opcional sem custo adicional. Na traseira, as lanternas em LED interligadas sob o aerofólio integrado à carroceria, com amplo difusor na parte inferior, destacam ainda mais o modelo. As possibilidades de personalização são diversas e, opcionalmente, a carroceria pode receber, sem custo adicional, o Pacote exterior cromado, que inclui frisos, Audi rings e grade na cor cinza; ou o Pacote Black com Audi Rings na cor cinza. Os retrovisores com tonalidade preta, por sua vez, podem ser substituídos gratuitamente por capa em alumínio ou na cor do veículo.



Equipado com três motores elétricos - dois traseiros e um dianteiro -, o novo SQ8 Sportback e-tron oferece 503 cavalos de potência e 973 Nm de torque – o maior torque de toda a linha Audi do Brasil. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, atingindo velocidade máxima de 210 km/h. O utilitário esportivo ganhou uma nova bateria de alta tensão com célula química avançada, tendo a sua capacidade elevada em 20% em relação à bateria anterior, indo de 95 kWh para 114 kWh. A capacidade de carregamento aumentou +20 kW, para 170 kW, fornecendo uma recarga elétrica de 10% a 80% em 31 minutos. A autonomia do modelo é de 296 quilômetros, segundo o Inmetro. Há a possibilidade de carregamento em AC a 22kW.


Internamente, a cabine recebeu um isolamento acústico aprimorado e materiais e texturas ainda mais distintos. O revestimento dos bancos em couro Valcona tem três opções de cor e costura. Já o painel central conta com uma faixa em fibra de carbono, que pode ser substituída pelo acabamento em cinza ou alumínio. Entre os equipamentos de série, estão ar-condicionado de quatro zonas; bancos dianteiros esportivos; sistema de som Bang & Olufsen 3D com 16 alto-falantes e 705 Watts de potência; teto solar panorâmico; portas de carregamento nos dois lados do veículo; volante base reta multifuncional em couro com regulagem elétrica; fechamento das portas servo-assistido; soleiras iluminadas e pedais em aço inoxidável. Os itens de segurança incluem controle de cruzeiro adaptativo (ACC); aviso de saída de faixa; câmera 360° com sistema Parking Assist Plus; Faróis digital Matrix LED com setas dinâmicas e projeções; head-up display; e Audi Side Assist, composto por monitor de ponto cego, monitor de tráfego reverso e exit warning que identifica a aproximação de algum objeto nas laterais do veículo, retardando a abertura das portas para evitar acidentes.


Foto: Divulgação



Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.  


bottom of page