top of page
Buscar

Audi do Brasil lança Q8 e-tron no País

Por Vito Zanella


Foto: Divulgação

A Audi do Brasil acaba de lançar Q8 e-tron, o mais novo utilitário 100% elétrico de alto luxo da marca das quatro argolas no País. O modelo está disponível nas versões Performance Black e Launch Edition na rede completa de concessionários da fabricante, aos preços sugeridos de R$ 669.990,00 (SUV) e R$ 699.990,00 (Sportback) na versão Performance Black, e R$ 681.990,00 (SUV) e R$ 711.990,00 (Sportback) na versão Launch Edition. O modelo também está disponível por assinatura no programa Audi Signature a partir de R$ 15.050,00, no plano de 36 meses. Os novos Q8 e-tron e Audi Q8 Sportback e-tron representam a primeira atualização da linha e-tron desde 2019, quando ocorreu o lançamento global do modelo totalmente elétrico da marca das quatro argolas - o lançamento no mercado nacional aconteceu no ano seguinte.


O modelo introduz no País o novo padrão global de nomenclatura da linha e-tron: a partir de agora, os próximos lançamentos das linhas A e Q com número final par receberão a motorização elétrica, enquanto os modelos com dígito final ímpar seguirão com a motorização a combustão ou híbrida. Outra novidade do modelo é a inauguração no Brasil da nova linguagem visual da marca, mais elegante e minimalista, que conta com logotipo bidimensional em tonalidade fosca e a identificação do modelo e versão situada de maneira discreta na coluna central com tonalidade preto brilhante. As novidades estéticas incluem ainda os novos para-choques dianteiro e traseiro, além da grade frontal com linhas mais envolventes e um filete iluminado separando os faróis dianteiros em LED Matrix, que foram aprimorados. O modelo recebeu melhorias aerodinâmicas, incluindo elementos no interior do para-choque frontal que otimizam o fluxo de ar que entra no veículo e reduz a resistência do ar, combinado ao baixo centro de gravidade, que garante maior estabilidade em todas as condições e terrenos.


O novo Q8 e-tron ganhou uma nova bateria com célula química avançada, com capacidade aumentada em 20% em relação à bateria anterior, indo de 95 kWh para 114 kWh. A capacidade de carregamento, por sua vez, foi ampliada em +20 kW, para 170 kW, permitindo a recarga elétrica de 10% a 80% em 31 minutos. O modelo é equipado com dois propulsores elétricos com potência combinada de 408 cavalos de potência e 664 Nm de torque, atuando em sintonia com a consagrada tração integral quattro. O conjunto mecânico confere ao utilitário um desempenho altamente esportivo: a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,6 segundos, e a velocidade máxima é de 200 km/h (limitada eletronicamente). O condutor pode ainda escolher entre sete modos de condução pelo Audi Drive Select.


Foto: Divulgação

Internamente, a cabine recebeu isolamento acústico aprimorado e materiais ainda mais nobres. Os revestimentos dos bancos em ambas as versões são de couro e tecido Dinamica, com o volante e apoio de braço das portas em couro. Na versão Performance Black as costuras são cinza rocha com detalhes do painel em cinza vulcão. Já na versão Launch Edition as costuras são vermelhas, assim como as bordas dos cintos (padrão Audi Sport) e detalhes em fibra de carbono no painel. Entre os equipamentos de segurança, estão controle de cruzeiro adaptativo (ACC); aviso de saída de faixa (LKAS) com assistente de emergência; câmera 360° com sistema Parking Assist Plus; Faróis Matrix LED com setas dinâmicas; e Audi Side Assist, composto por monitor de ponto cego, monitor de tráfego reverso e exit warning que identifica a aproximação de algum objeto nas laterais do veículo, retardando a abertura das portas para evitar acidentes. A lista de itens de entretenimento e comodidade incluem ar-condicionado de quatro zonas, sistema de som Bang & Olufsen 3D, teto solar panorâmico, volante de três raios multifuncional com regulagem elétrica.


A versão Launch Edition conta ainda com o Pacote Black Plus exterior, que agrega frisos externos em preto brilhante, Audi rings na cor cinza escurecido; capa dos retrovisores na cor preta; Grade Singleframe na cor do veículo; rodas de 22 polegadas Audi Sport com design exclusivo e polidas na cor cinza titânio; Audi Beam exclusivo “e-tron edition”; e Capacidade de carga 22kW no modo AC. Entre os itens opcionais de ambas as versões estão Faróis Digitais Matrix LED, incluindo projeções e animações (R$ 25.000,00); e Retrovisores virtuais (R$ 15.000,00). Já a Capacidade de carga AC 22 kW (R$ 16.500) é item opcional da versão Performance Black.


As dimensões externas do modelo Audi Q8 Sportback e-tron são 4.915 mm (comprimento), 2.189 mm (largura), 1.619 mm (altura) e 2.928 mm (entreeixos). A capacidade do porta-malas é de 528 litros e o peso total do veículo é de 2.715 quilos. Já na versão SUV, a altura é um pouco maior, de 1.633 mm. Nessa carroceria, a capacidade do porta-malas sobe para 569 litros e o peso total é de 2.720 quilos. As duas carrocerias possuem o porta-malas dianteiro de 60 litros. Já as cores de pintura externa disponíveis na versão Launch Edition são branco Geleira, vinza Cronos, vinza Daytona, preto Mito e cinza Imã (Sólida). Já na versão Performance Black, as opções são cinza Imã (Sólida), azul Ultra, cinza Cronos, branco Geleira, marrom Madeira, preto Mito, azul Plasma e vermelho Soneira (metálicas), e cinza Daytona (perolizada).




Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.



Comments


bottom of page