top of page
Buscar

Atletas do Time São Paulo Paralímpico conquistam novas marcas e medalhas em competição nacional

Campeonato foi a última etapa antes dos Jogos Parapan-Americanos que acontecerão em Santiago, no Chile, entre os dias 17 e 26 de novembro

Foto: Alê Carvalho / CPB

Na última etapa antes dos jogos Parapan-Americanos 2023 que acontecerão neste mês em Santiago, no Chile, sete atletas do Time do São Paulo Paralímpico conquistaram novas marcas e medalhas de ouro na competição Meeting Paralímpico Loterias Caixa de São Paulo, que ocorreu entre os dias 3 e 5 de novembro no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), equipamento esportivo da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD).


Foto: Alê Carvalho / CPB

Na sexta-feira (3), a halterofilista Mariana D’Andrea levantou 135 kg em seu terceiro movimento e alcançou a quarta melhor marca do ranking mundial. No segundo dia da competição (4), a velocista Marcelly Pedroso conquistou duas medalhas de ouro nos 100 e 200 metros da classe T37 (atletas com paralisia cerebral).


Outras duas convocadas para o Parapan competiram no sábado. Na natação, Ana Karolina Soares, da classe S14 (deficiência intelectual), completou a prova no tempo de 1min 10s88 – registrado como o 10º do mundo nos 100m costas em 2023. A atleta é a sétima colocada no ranking mundial após conquistar o tempo de 1min 10s16 no Campeonato Mundial de Natação Paralímpica, que aconteceu em Manchester em agosto deste ano. No lançamento de dardo na classe F56 (atletas que competem sentados), Raissa Machado alcançou a distância de 21,77m.


No último dia da competição (5), outros três atletas do Time SP encerraram sua preparação para os jogos Parapan-Americanos. Detentor do melhor tempo dos jogos continentais nos 50m livre ao completar a prova em 23s42 na edição de Toronto, no Canadá, em 2015, o nadador Phelipe Rodrigues completou a prova em 54s11.


Foto: Alê Carvalho / CPB

Já nas pistas, Felipe Gomes da classe T11 (atletas com deficiência visual) correu 400m em 52s33, atingindo a nova marca do mundo e a segunda das Américas em 2023. O atleta conquistou, neste ano, a medalha de ouro na mesma prova no Mundial de Natação em Paris.


No atletismo, a campeã paralímpica Beth Gomes atingiu a distância de 7,45m no arremesso de peso e 16,68m no lançamento de disco. A atleta conquistou os melhores resultados no Mundial de Paris, em julho deste ano, com medalhas de ouro nas duas provas.


Para disputar os Jogos Paran-Americano de 2023 em Santiago, no Chile, mais de 50% dos atletas do Time São Paulo Paralímpico compõem a lista dos 322 atletas da delegação brasileira convocados. Confira a lista dos convocados.



Time SP


Criado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Time São Paulo Paralímpico 2023 conta com R$ 6 milhões de investimento da SEDPcD direcionados a 106 atletas de 14 modalidades, que têm representado o Estado e o País em campeonatos nacionais e mundiais ao longo do ano.

コメント


bottom of page