Associação Nacional de Atenção ao Diabetes promove exames gratuitos em São Paulo
- Redação JBA
- 2 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Campanha ocorrerá de 6 a 11 de novembro na sede da entidade na Vila Mariana e espera atender cerca de 3 mil pessoas

A Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD) oferecerá oito tipos de exames e avaliações de saúde gratuitamente à população durante a 26º Campanha Nacional Gratuita em Diabetes de Prevenção das Complicações, Detecção, Orientação e Educação, de 6 a 11 de novembro. A iniciativa ocorrerá na sede da entidade, na Rua Eça de Queiroz, 198, Vila Mariana, São Paulo (SP), das 9h00 às 16h00.
Serão realizados exames de glicemia e de hemoglobina glicada (A1C) e avaliações de olhos, boca, atividade física, fisioterapia, vascular e nutricional, além de aferição da pressão arterial e eletrocardiograma.
A ação, que espera atender em torno de 3 mil pessoas, conta com uma equipe de profissionais de saúde formada por endocrinologistas, cardiologistas, oftalmologistas, enfermeiros, nutricionistas, profissionais de educação física, dentistas e podólogos.
Após a realização dos exames, as pessoas atendidas receberão orientação e, se necessário, encaminhamento gratuito para tratamento. Além disso, os participantes da campanha receberão orientações sobre prevenção a diabetes, dieta saudável e estilo de vida ativo.
Campanha visa pessoas com diabetes ou em grupos de risco
A campanha da ANAD é voltada para pessoas com mais de 18 anos já diagnosticadas com diabetes e para que as que tenham histórico familiar da doença ou façam parte de grupos de risco -- idosos, obesos e hipertensos, por exemplo. É preciso apresentar documento de identificação e pegar uma senha para a triagem.
Entretanto, crianças poderão ser excepcionalmente atendidas, desde que já tenham diagnóstico de diabetes ou demonstrarem algum grau de obesidade. Neste caso, precisam estar acompanhadas do responsável e também apresentarem um documento de identificação.
“Nosso objetivo principal é a detecção precoce do diabetes, a identificação de complicações que possam surgir e a educação das pessoas sobre como gerenciar melhor a sua condição. Estamos profundamente comprometidos em fazer a diferença na vida das pessoas afetadas por esta doença”, afirma a professora Lilian Fanny de Castilho, superintendente da ANAD e Coordenadora Geral da Campanha Dia Mundial do Diabetes.
A campanha tem parceria da Biomm e de Abbvie, ANBED, AstraZeneca, Grupo BIMBO, Camil, Coringa, Celer, Diatt, DiabetTX, Hi Clean, Lowçucar, Mec3, MERCK, Nestle, Novo Nordisk, One Touch, PANUTRIR, Roche, Wickbold e União, com apoio de International Diabetes Federation, CONASS, CONASEMS, COSEMS SP, SBD, SBCM, SBO, SBN, SBPC – ML, SBGG, SBAN, SBP, SBH, SBCCP, SONESP, SBU, IPEPO, Abiad, Svicvesp, SBACVSP, CELAFISCS, Agita São Paulo, Bhase, Hospital São Paulo, Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariatrica e Metabólica.
26º Campanha Nacional Gratuita em Diabetes de Prevenção das Complicações, Detecção, Orientação e Educação
Data: 06 a 11 de novembro
Atendimento: 09h às 16h
Local: Rua Eça de Queiroz, 198, Vila Mariana, São Paulo (SP).
Comentarios