Buscar
  • Redação JBA

Associação dos moradores do Campo Belo lançam o projeto de Vigilância Solidária Ativa

Com a cada vez mais crescente onda de assaltos, roubos e furtos no bairro, a Associação Novo Campo Belo decidiu lançar o projeto de Vigilância Solidária Ativa, que consiste na instalação de totens com câmeras de segurança. O objetivo é a instalação de, no mínimo, 50 totens espalhados estrategicamente pelo bairro. Até o momento, já aderiram ao projeto 10 empresas e condomínios. Os totens funcionam 24 por dia e ao ser acionado por meio de um botão de pânico instalado no equipamento, a central de monitoramento verifica as imagens e dará o alerta chamando a polícia.

De acordo com o presidente da Associação Novo Campo Belo, o dentista e empresário José Novaes, o aumento da criminalidade no bairro fez com que os moradores buscassem outras maneiras para enfrentar o problema, sem depender apenas do poder público. “Para que o projeto dê certo, precisa do apoio e do total engajamento do bairro. A modalidade da vez é a de o falso entregador de aplicativo de refeição e ainda os furtos de cabos de energia, principalmente de cobre. Isso, inclusive, aconteceu na semana passada e deu muito prejuízo ao comerciante, que ficou horas sem energia elétrica”, contou Novaes.


“O que queremos é intimidar, monitorar e fechar o cerco contra esses bandidos, inclusive cerceando as rotas de fuga. Todo comércio já tem câmeras, o que queremos é uma ação coletiva e a união de todos. Infelizmente o poder público não tem policiamento suficiente para deter a grande onda de assaltos que está acontecendo”, esclareceu o presidente da Associação Novo Campo Belo.

Os comerciantes da região poderão aderir ao projeto adotando um totem ao preço de R$ 735,00 por mês e poderão, caso queiram, colocar o logo do seu estabelecimento no equipamento. Moradores de condomínios e casas também podem aderir ao projeto e ter o seu totem. A ideia é cobrir um quadrilátero formado pelas avenidas Vereador José Diniz, Washington Luís, Jornalista Roberto Marinho e dos Bandeirantes. Novaes esclarece que o contrato será feito diretamente com a empresa de segurança e não com a Associação.


A Associação Novo Campo Belo foi criada por moradores em 2017 e tem como objetivo promover negócios, ações sociais, eventos e serviços para o bairro Mais informações podem ser obtidas no site www.novocampobelo.com.br ou no Instagram @novocampobelo. No site da Associação também é oferecido serviço de divulgação de vagas de emprego.


Os interessados do projeto Vigilância Solidária Ativa podem entrar em contato por WhatsApp 11 94060-7837 ou por e-mail site@novocampobelo.com.br