As graves acusações de John Textor sobre manipulação de resultados no futebol brasileiro
top of page
Buscar

As graves acusações de John Textor sobre manipulação de resultados no futebol brasileiro

Por Roberto Maia

Como observador atento do cenário esportivo, é impossível ignorar as recentes declarações feitas pelo empresário norte-americano John Textor, dono da SAF do Botafogo, em relação à possível manipulação de resultado de jogos envolvendo o Palmeiras.


John Texto disse que o Palmeiras é um campeão indigno por ter se beneficiado da manipulação de resultados. (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

As afirmações incendiárias sugerem manipulações de resultados em benefício do clube paulista, lançando uma sombra sobre a integridade do futebol brasileiro. No entanto, é fundamental abordar tais acusações com cautela e questionar a falta de evidências concretas.


Em suas declarações públicas, Textor afirma ter "evidências 100% confirmadas" de que o Palmeiras foi beneficiado por manipulação de resultados nas temporadas de 2022 e 2023. No entanto, em nenhum momento ele fornece provas tangíveis para sustentar suas alegações. Em vez disso, ele se baseia em relatórios de especialistas e de inteligência artificial, cujos nomes não foram revelados, o que levanta dúvidas sobre a credibilidade e imparcialidade dessas fontes.


Uma análise mais aprofundada das acusações feitas por Textor revela uma série de inconsistências. Por exemplo, ele cita o jogo entre Palmeiras e Fortaleza em 2022, onde o clube paulista venceu por 4 a 0 e já havia garantido o título, como um exemplo de manipulação de resultados. No entanto, essa afirmação desconsidera uma série de variáveis contextuais e técnicas que podem influenciar o desempenho de uma equipe em campo.


John Textor com Leila Pereira (presidente do Palmeiras) e Julio Casares (presidente do São Paulo) durante reunião da LIBRA - Liga do Futebol Brasileiro. (Foto: botafogo.com.br)

Além disso, Textor amplia suas acusações ao sugerir que jogadores do São Paulo também estiveram envolvidos em manipulações durante a partida contra o Verdão em 2023. Na oportunidade o Tricolor foi goleado por 5 a 0. Novamente, essas afirmações carecem de evidências sólidas e parecem ser baseadas em conjecturas e especulações.


Em nota oficial, o Palmeiras repudiou as acusações e disse que irá processar Textor nas esferas cível, criminal e esportiva. O São Paulo e o Fortaleza também se manifestaram, afirmando que repudiam veementemente as insinuações levianas e sem qualquer fundamento feitas pelo empresário.


O fato é que a gravidade das acusações feitas por John Textor revela a necessidade urgente de uma investigação rigorosa, transparente e imparcial para esclarecer os fatos. E os culpados, caso existam, devem ser punidos exemplarmente.


Além disso, diante desse cenário, surge a questão sobre as motivações por trás das acusações de Textor. Seriam apenas para justificar a perda do título do Brasileirão de 2023 pelo Botafogo? Mas, independentemente das intenções do empresário, é crucial a investigação para preservar a integridade e a credibilidade do esporte.




Roberto Maia é jornalista e cronista esportivo. Iniciou a carreira como repórter esportivo, mas também dedica-se a editoria de turismo, com passagens por jornais como MetroNews, Folha de São Paulo, O Dia, dentre outros.


bottom of page