top of page
Buscar

Arte132 Galeria apresenta "O voo da matéria", de Renato Brunell

Exposição conta com 19 obras que integram a produção de mais de cinco décadas do escultor e são exibidas e contrapostas em forma, tamanho e material no espaço da galeria

A partir de 25 de março, a Arte132 Galeria abre “O voo da matéria”, mostra individual do artista Renato Brunello, que reúne uma seleção de 19 obras escultóricas produzidas em mármore e madeira. O trabalho do escultor propõe, essencialmente, o contraste entre a dimensão simbólica e as transversalidades que atravessam suas obras, além de outros dois aspectos que, embora aparentemente opostos, convergem a todo o tempo: a leveza daquilo que parece voar e o peso do que pousa e se fixa no solo. A curadoria, assinada por Laura Rago, expõe o figurativismo de Brunello, que ocupa o corredor de entrada, e o abstracionismo, presente no salão principal e no jardim da galeria.


Foi em seu país de origem que Brunello adquiriu sua formação. Em quase cinco décadas de produção, o escultor fez da experimentação – seja no uso de materiais, seja na arrojada busca de formas – seu meio de expressão. Sua trajetória foi marcada pelo impulso dado por Pietro Maria Bardi. Desde sua formação na Escola de Artes e Ofícios, em Veneza, até sua produção no Brasil, o artista manteve sua técnica ancorada na execução manual e pessoal das esculturas.


Renato Brunello participou de importantes exposições, entre elas "Itália - Brasil - relação entre século XVI e XX”, "Panorama da Escultura Brasileira do século XX”, ambas no MASP (Museu de Arte de São Paulo), e "Panorama da Arte Atual Brasileira - Escultura e Objeto”, no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo). O fazer artístico é intrínseco ao seu ser.


Laura Rago (São Paulo, 1984) é curadora independente e jornalista de arte graduada em história e pós-graduada em Jornalismo Cultural e em Arte: Crítica e Curadoria, ambos os cursos realizados na PUC-SP. É mestranda em comunicação e semiótica na PUC-SP. Pesquisadora na área de Arte e Política, História das Exposições, Arte e Tecnologia e Arte Pública.

Sobre a Arte132 Galeria

A Arte132 acredita que a arte de um país, e de um período, não é constituída apenas por alguns nomes definidos pelo mercado, mas por todos os artistas que desenvolveram um entendimento do mundo e do homem em determinado momento, artistas estes que abriram e alargaram os caminhos da arte brasileira. Dessa forma, expõe e dá suporte a mostras com o compromisso de apresentar arte relevante e de qualidade ao maior número de pessoas possível, colecionadores ou não. A casa (concebida pelo arquiteto Fernando Malheiros de Miranda, em 1972), para além de uma galeria de arte, é um lugar de encontros, diálogos e descobertas.


O voo da matéria, de Renato Brunello

Curadoria: Laura Rago

Arte132 Galeria

Av. Juriti, 132, Moema

Abertura: 25 de março, das 11h às 17h

Período expositivo: 25 de março a 13 de maio

Segunda a sexta, das 14h às 19h. Sábados, das 11h às 17h

Entrada gratuita

Comentarios


bottom of page