Buscar
  • Coronel Camilo

Aproveitando o final do ano, com segurança

Por Coronel Camilo


Na última semana falamos sobre os cuidados que devemos ter nas viagens de final de ano e férias. Hoje falaremos a você que vai permanecer na cidade e curtir o final de ano junto com seus amigos e sua família. Também é um momento em que devemos pensar na segurança para que tudo saia bem e possamos entrar o ano com o pé direito.

Na segurança pública costumamos dizer que tudo que é planejado, pensado com antecedência, tem grande chance de dar certo e evitar os inconvenientes de última hora. Aliás, a antecipação é uma das melhores ações do trabalho com inteligência. Prevendo o que pode acontecer, tomamos providência para que ocorram da melhor forma.

Época de festas, Natal, final de ano, muitos eventos acontecem na cidade. Além daqueles ligados às festas de final de ano, aproveitando os dias de descanso da população, muitos locais como restaurantes, teatros, cinemas, oferecem programação especial. Todos visando atrair público e fazer girar os seus negócios.

Da mesma forma, infelizmente, os criminosos também se planejam para esse momento e aproveitam esta oportunidade para praticar delitos. Sabem que as pessoas estão mais descontraídas, mais solidárias, mais suscetíveis a conhecer e dar confiança às pessoas estranhas e aproveitam para aplicar golpes, principalmente utilizando as redes sociais, a internet, o mundo virtual.

Por isso, da mesma forma que nos planejamos para uma viagem, devemos pensar nos passeios, roteiros, eventos que participaremos neste final de ano na própria cidade. Sem exagero, devemos atentar um pouco para a segurança: situação dos locais em que vamos visitar, onde estacionar os carros, comprar ingressos com antecipação, confirmar locais e eventos, tudo isso fará com que o nosso final de ano seja tranquilo e bem aproveitado.

Cuidados também devem ser observados na direção de veículos, pois muitos acabam exagerando no consumo de bebida alcoólica e nem sempre têm consciência de não dirigir. Assim, esteja atento a esse problema também. Além disso, os infratores também aproveitam os momentos em que você sai de casa para comemorar, para furtar a sua residência. Importante fecharmos bem as portas e janelas, se possível termos monitoramento na residência e, principalmente, participar do programa vizinhança solidária da sua rua.

Você também pode conseguir mais informações e dicas de segurança no site da Polícia Militar: www.policiamilitar.sp.gov.br. E, se por acaso tiver alguma ocorrência, não deixe de comunicar à polícia pelo sistema 190 e, registrar a ocorrência em boletim que pode ser feito de forma online, na delegacia eletrônica, pelo site da Secretaria da Segurança: www.seguranca.sp.gov.br.

Desejo que todos tenham um Santo Natal junto com os seus familiares e amigos, Boas Festas e que o ano de 2022 seja melhor para todos nós.


Coronel Camilo é secretário-executivo da Polícia Militar. É formado em Administração de empresas pelo Mackenzie, com bacharelado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP e em Gestão de Segurança Pública pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.