Por Coronel Camilo
Tivemos um comandante na antiga Diretoria de Sistema da Polícia Militar, Coronel Pedro Carlini, um visionário, que determinou que utilizássemos, como rodapé de todos os documentos, a expressão “Tecnologia a serviço da segurança". Naquela época os computadores eram só os chamados mainframes, ainda não existia o microcomputador desktop em larga escala, o notebook era um sonho e o celular, inimaginável. A entrada de dados para processamento era feita por cartão perfurado.
Tornando aquele slogan uma realidade, no último dia 5 de janeiro, a Polícia Militar de São Paulo lançou os aplicativos “190 SP” e “Bombeiros Emergência 193”. Agora, todos podem acionar os canais de emergência da polícia e dos bombeiros pelo próprio celular, de forma silenciosa, com precisão nos dados informados e agilizando o atendimento. O aplicativo do Bombeiro já está disponível nas plataformas iOS, para iphones, e Android. O da polícia para Android e em breve também está na Apple Store.
Para utilizá-los, basta que o usuário faça um breve cadastro com o nome completo, telefone, e-mail e CPF. Após a validação, já será possível informar a ocorrência e confirmar a localização para uma viatura da PM ou dos Bombeiros inicie o deslocamento. A localização poderá ser disponibilizada automaticamente se o solicitante estiver com o GPS ligado no celular.
Atendendo todos os tipos de ocorrências, tais como incêndios, afogamentos, atropelamentos, vítimas de acidente de trânsito, engasgamento e paradas cardiorrespiratórias, no aplicativo “Bombeiros Emergência 193” também é possível enviar pequenos vídeos de até 10 segundos, imagens e áudios, para facilitar o atendimento e melhor informar as equipes que se deslocarão para a ocorrência.
Já o aplicativo “190 SP” permitirá o registro das ocorrências mais comuns, como violência doméstica, perturbação do sossego, alarme disparado e aglomeração, entre outras. Novos tipos de ocorrências serão adicionados no lançamento das novas versões, bem como a opção de enviar áudios imagens e pequenos vídeos, da mesma forma que já acontece no aplicativo dos bombeiros.
A utilização desses aplicativos da Polícia Militar trará uma significativa redução do tempo de atendimento, pois os dados iniciais são informados diretamente no aplicativo e não há necessidade de se passar pelo atendimento 190, uma triagem que é feita em todas as solicitações policiais, e ser direcionado, imediatamente, para o despacho de uma viatura policial ou do bombeiro.
Assim como o SOS Mulher, aplicativo para proteção das mulheres com medidas protetivas, as Delegacias de Defesa da Mulher DDM on-line, as bodycam (câmeras nos uniformes dos policiais) do sistema Olho Vivo, os novos aplicativos “190 SP” e “Bombeiros Emergência 193” são mais uma forma de usar a tecnologia na segurança em favor do cidadão de São Paulo.
Coronel Camilo é secretário-executivo da Polícia Militar. É formado em Administração de empresas pelo Mackenzie, com bacharelado em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e pós-graduado em Gestão de Tecnologia da Informação pela FIAP e em Gestão de Segurança Pública pela Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Hozzászólások