Alemanha inspira CBF para voltar com o futebol em junho
top of page
Buscar

Alemanha inspira CBF para voltar com o futebol em junho

Por Roberto Maia


O retorno do Campeonato Alemão no último final de semana motivou os dirigentes do futebol brasileiro a sonharem com a volta dos jogos por aqui entre o final de junho e início de julho. E a primeira sinalização veio em uma entrevista do secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Walter Feldman, à agência de notícias Reuters.


Segundo Feldman, parar o futebol por causa da pandemia do novo coronavírus foi necessário e voltar é possível. “Esse é o grande aprendizado com o retorno dos jogos na Bundesliga. A Alemanha é uma ótima sinalização”, disse.


As afirmações do dirigente vieram exatamente na semana em que o Brasil vive um momento dramático na pandemia. Na terça-feira, o país contabilizou 1.179 mortes por coronavírus em apenas 24 horas, um recorde. “Maio é o período mais dramático da doença, e vamos ver as portas que vão se abrir em junho. O aprofundamento da crise, agora, significa que logo em seguida deve vir o abrandamento”, acredita.


A CBF já vem sofrendo pressão de dirigentes de alguns dos principais clubes do país, que viram suas receitas desabarem após a paralização do futebol no Brasil em março. Recentemente, inclusive, os presidentes do Flamengo e do Vasco estiveram reunidos com o presidente Jair Bolsonaro, em Brasília, para pedir providencias da presidência da República com relação à volta dos campeonatos no país.


Sobre o Campeonato Brasileiro deste ano, Feldman afirmou que poderá ter todos os jogos com portões fechados e terminar apenas no início de 2021. Para tanto, todas as datas disponíveis teriam que ser utilizadas, inclusive com os jogos realizados próximo ao Natal e ao Revéillon. “Todos os jogos seriam realizados com portões fechados. Aglomerações somente quando houver uma vacina e com controle absoluto”, garantiu.

Porém, de acordo com Feldman, tudo vai depender da curva da doença aqui no Brasil. “Maio abre portas, junho abre outras adicionais. E não duvido que, em junho, com a volta dos treinos, protocolo sustentado e possibilidade de flexibilização das autoridades de saúde, o futebol possa voltar com restrições”, concluiu.


Durante esse período o futebol alemão será um importante parâmetro para todos os demais países que pensam em voltar com os campeonatos de futebol. Como a Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertou, a contaminação pelo covid-19 pode voltar em locais com declínio na curva de novos casos. É chamada segunda onda. Se tudo correr bem na Alemanha e não houver casos de jogadores contaminados, o futebol certamente será retomado mundo afora.

Roberto Maia é jornalista com MBA em Economia do Turismo pela USP-Fipe. Iniciou a carreira como repórter esportivo, mas há mais de 20 anos dedica-se a editoria de turismo, com passagens por jonais como MetroNews, Folha de São Paulo, O Dia, dentre outros. Atualmente é editor da revista Qual Viagem e portal Travelpedia.

bottom of page