Buscar
  • Redação JBA

Adaptação do romance de Mário de Andrade, Amar, Verbo Intransitivo ganha novas apresentações

Dirigida por Dagoberto Feliz, a peça coloca em pauta o papel de subordinação da mulher na sociedade patriarcal. Elenco traz Luciana Carnieli e Pedro Daher

Imagem: João Caldas Filho

Escrito em 1927 e considerado o primeiro romance do escritor modernista Mário de Andrade (1893-1945), Amar, Verbo Intransitivo ganhou em 2019 uma adaptação teatral com dramaturgia de Luciana Carnieli e direção de Dagoberto Feliz. Após circular por 6 cidades do interior de São Paulo no primeiro semestre, agora, em agosto, o trabalho ganha novas apresentações gratuitas nos teatros municipais Paulo Eiró (no dia 12, às 21h), Alfredo Mesquita (dia 19, às 21h) e Arthur Azevedo (dia 26, às 21h).


A trama narra a história da governanta Fräulein Elza, que é contratada por uma família tradicional paulista nos anos de 1920 para fazer a iniciação amorosa e sexual de Carlos, o primogênito herdeiro. A partir desse encontro, os personagens vivem uma relação amorosa, revelando críticas sociais e comportamentais.


Leitor da alma feminina, Mário de Andrade constrói uma protagonista que se destaca por sua multiplicidade. A governanta, professora de línguas, de piano e de amor deixa a terra onde nasceu, a Alemanha, e torna-se sujeito de seu próprio destino em território brasileiro. Uma prostituta alemã inserida na sociedade aristocrática de disfarces. A protagonista, apesar de estar colocada no contexto histórico do início do século XX, é ideal para discutir o constante papel de subordinação da mulher na sociedade burguesa e patriarcal.


A encenação tem como foco central o jogo cênico entre os dois atores, que narram a história e simultaneamente interpretam os personagens. Assim, a linguagem cênica se alterna entre narração e dramatização.


Amar, Verbo Intransitivo, de Luciana Carnieli

Ingressos: grátis, distribuídos uma hora antes de cada sessão

Teatro Paulo Eiró - Avenida Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro

Quando: 12 de agosto, às 21h

Teatro Alfredo Mesquita - Avenida Santos Dumont, 1.770, Santana

Quando: 19 de agosto, às 21h

Teatro Arthur Azevedo - Avenida Paes de Barros, 955, Mooca

Quando: 26 de agosto, às 21h