top of page
Buscar
Foto do escritorDiretoria JBA

“A Noite do Brasil” projetará arte nos edifícios paulistanos

Segundo os organizadores, as mostras virtuais terão, no máximo, uma hora de duração

Na próxima terça-feira, dia 4 de maio, data do primeiro ano da morte do cronista, compositor e letrista Aldir Blanc, e tendo como homenageado especial o sociólogo Betinho (Hebert José de Souza), as empenas (paredes cegas) de alguns edifícios da cidade de São Paulo servirão de suporte para a primeira exposição virtual de artistas plásticos, chargistas e grafiteiros do Brasil. Criada sob o nome de “A Noite do Brasil”, a associação entre o grupo “Projetemos” com vários artistas, farão da cidade uma gigantesca mostra de artes visuais, cujo tema será um comentário crítico sobre o atual momento brasileiro.


Cerca de cem pessoas entre artistas visuais, e profissionais que trabalham com projetores de longo alcance, a mostra “A Noite do Brasil” que alude ao conhecido samba, “O Bêbado e a Equilibrista” de Aldir Blanc, será simultaneamente estendido à internet e poderá contar com a participação de projecionistas de várias cidades brasileiras.


A ideia nasceu numa conversa entre Elifas Andreato, Enio Squeff, Crau da Ilha e Aroeira, a partir do princípio de que, se o povo não pode ir aos salões de arte, as manifestações da arte irão ao povo.


Segundo os organizadores, as mostras virtuais terão, no máximo, uma hora de duração. Os artistas convidados e selecionados para o lançamento da "A Noite do Brasil", além de Elifas Andreato e Enio Squeff, o escultor Israel Kislansky, os chargistas Aroeira, Laerte, Cau Gomez, Brum, Carol Cospe Fogo, Gilmar e o grafiteiro Bonga pretendem inaugurar um movimento, e também, uma espécie de procedimento estético que tenha continuidade, consolide uma relação longa entre artistas e projecionistas, e resulte em novos desdobramentos.


A lista de participantes de “A Noite do Brasil” não está encerrada. Os próximos artistas e projecionistas, contudo, – inclusive de outros países – que quiserem participar, numa segunda fase, deverão preencher o formulário e enviar suas obras neste link: bit.ly/a-noite-do-Brasil-FORMS A partir disso, os trabalhos passarão por uma nova curadoria que marcará a data da próxima versão da mostra. Para o grupo “Projetemos”, as projeções poderão ser feitas de 15 em 15 dias.


No dia 4 de maio, diversas projeções acontecerão em São Paulo em pontos de grande visibilidade como no Vale do Anhangabaú e na Consolação.


Fonte: Projetemos

https://www.projetemos.org/

Instagram @projetemos


Comments


bottom of page