top of page
Buscar

A minha lista de sete tipos de pessoas que não gostam de tomar banho

Foto do escritor: Fernando JorgeFernando Jorge

Por Fernando Jorge


Recebi da minha leitora Letícia de Abreu Fialho, uma bem escrita mensagem com estas palavras:

Foto: Koldunova_Anna

“Li o seu livro Vida e poesia de Olavo Bilac, cuja sétima edição foi lançada pela editora Novo Século, e o seu texto me convenceu que Fernando Jorge é um escritor dotado de extensa cultura. Portanto indago: é verdade que D. João VI, o pai de D. Pedro I, o proclamador da Nossa Independência, não gostava de tomar banho?”


Prezada Letícia, alguns cronistas chegaram a dizer isto, evocando a história do nosso país, mas sem exibir prova...


Inspirado na sua pergunta, prezada Letícia, vou apresentar aqui a lista dos sete tipos de pessoas que não gostam de tomar banho.


1 – A pessoa cheia de medo da água, por ter medo de ficar resfriada, se ela, a água, cair no seu corpo.


2 – A pessoa doida. Ela pensa assim: se a água cair no meu corpo fico enferrujada.


3 – A pessoa também maluca. Ela pensa assim: a água é perigosa, mortífera, pois está cheia de micróbios.


4 – A pessoa que acha que tomar banho é desperdício, prejuízo, exagero, esvaziar a caixa de água.


5 – A pessoa que gosta de sentir o seu fedor.


6 – A pessoa que não gosta de tomar banho porque gosta de ficar suada e acha que a água elimina o seu suor.


7 – A pessoa que tem medo de tomar banho porque pode escorregar no chão molhado e sofrer uma fratura. Então evita o banho.


Amigo leitor, paro aqui, é porcaria demais! Chega, não aguento!




Fernando Jorge é jornalista, escritor, dicionarista e enciclopedista brasileiro. Autor de várias obras biográficas e históricas que lhe renderam alguns prêmios como o Prêmio Jabuti de 1962. É autor do livro “Eu amo os dois”, lançado pela Editora Novo Século.



Comments


bottom of page