Buscar
  • Redação JBA

A maior batalha de arte do Brasil estreia versão online

Audiência também dá lances para comprar as obras, interage em lives com os artistas e define os vencedores da primeira websérie nacional interativa de arte

Estreou no dia 26 de abril o ‘Art Battle Brasil Desafio 20 Minutos’, a primeira série nacional de arte interativa e totalmente digital. O programa vai viajar pelas telas e mentes de 24 artistas, exibir o que de melhor eles conseguem produzir em apenas 20 minutos e colocar nas mãos da audiência o poder de decidir quem serão os vencedores. Em cada uma das seis batalhas também será possível dar lances no leilão virtual para tentar arrematar as obras produzidas e conversar com os artistas nas lives pós-programa.


Com qualidade de cinema, filmagem em 4K, drones, iluminação especializada e ares de superprodução, o Art Battle Brasil Desafio 20 Minutos torna acessível pela primeira vez a todos um recorte do que consagrou o Art Battle Brasil o maior evento de live painting competitivo do Brasil. Pelas mais de 60 edições presenciais, nada menos que 25 mil pessoas viram nascer, sob a pressão do cronômetro de 20 minutos, obras de grandes e novos artistas de todo o país.


“Democratizar o evento sempre foi um sonho e pela primeira vez chegamos num formato viável. Incluímos na edição online justamente o que não cabia nos eventos presenciais, que eram os artistas defendendo sua obra, contando sobre suas ideias ou o que quer que tenha se passado na cabeça dele naquele momento”, explica Ramon Sabbatini, Diretor do Art Battle Brasil e idealizador do projeto. “A série dá voz a quem não costuma usar palavras para se expressar e alavanca a visibilidade de muitos que estão confinados, isolados, mas com uma potência criativa enorme em ebulição”, completa.


Semana a semana

A transmissão do Art Battle Brasil Desafio 20 Minutos acontece no canal do Art Battle no Youtube, com três episódios semanais, sempre às 20h de segunda, quarta e sexta-feiras.


Às segundas será exibido um round competitivo entre quatro artistas. Logo após a exibição, a votação abre ao público por 24h. Os dois mais votados seguem para um duelo na quarta-feira (igualmente seguido de votação online por 24h) e, na sexta, é revelado o artista vencedor da semana. Às terças são exibidos filmes mais aprofundados sobre o perfil dos artistas da competição, contando um pouco mais da história, trajetória e aprendizados individuais.


Criado em 2001 em Nova York (EUA), o Art Battle acontece hoje em mais de 50 cidades do mundo e se consolidou como plataforma de estímulo e democratização da arte, aproximando artistas do público, facilitando a negociação de obras e valorizando o trabalho e a história de cada um. Trazida ao Brasil pelo empresário Ramon Sabbatini em 2014, a versão nacional já teve mais de 50 edições, além das versões Lounge – mais compactas ou fechadas para empresas.


“Nosso papel se solidifica quando a gente põe nas mãos do público o poder de determinar o artista que ganhará destaque e reconhecimento. Tanto o Art Battle Brasil quanto as ações que promovemos para empresas em torno dele garantem presença, publicidade e suporte financeiro a diversos artistas que são aplaudidos efusivamente pelo público no evento, mas nunca tiveram a chance de negociar com um galerista”, comenta Ramon.


Participam desta primeira edição os artistas Milenna Saraiva, EDMX, Portman, Preta Ilustra, Niko Gasparotto, Mari Mats, Milton Toller, Negritoo, Lucas Salaibb, André Filur, Ju Costa, Gusta Vicentini, Jaime Trindade, Kueio, Carol Wang, Fire The Creator, Samara Satiko, Paulo Chavonga, Leasap, Laura Reis, Image, Leandro Spett, Agatha de Faveri e Léo Conceição.


O Art Battle Brasil Desafio 20 Minutos é um projeto contemplado pelo Edital LAB 40 aberto a partir da Lei Aldir Blanc, destinada ao setor cultural durante a pandemia do novo coronavírus.


ART BATTLE BRASIL

Facebook: facebook.com/artbattlebr

Twitter: twitter.com/artbattlebr

YouTube: www.YouTube.com/artbattletv

Instagram: https://www.instagram.com/artbattlebr/

1 visualização0 comentário