top of page
Buscar

A importância das frutas em uma alimentação saudável

De acordo com dados da pesquisa Vigitel Brasil 2021, divulgada pelo Ministério da Saúde no último ano, apenas 34,2% dos brasileiros incluem frutas e hortaliças em suas refeições em cinco ou mais dias da semana. O que reflete um resultado preocupante com relação aos hábitos de alimentação da população. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o recomendado é consumir pelo menos 400 gramas de frutas e vegetais por dia.

Isabela Xavier, nutricionista e coordenadora de Nutrição da Mombora, indústria de alimentos com ingredientes 100% naturais e nativos do bioma brasileiro, afirma que para uma dieta balanceada, a inclusão de frutas é essencial.


“As frutas desempenham um papel de extrema importância no nosso corpo por serem fontes naturais de vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e nutrientes essenciais para a garantia do bom funcionamento do nosso organismo, com benefícios que vão desde o ganho de energia e disposição, devido a ingestão de carboidratos naturais, até a melhora da imunidade, equilíbrio das funções fisiológicas e muito mais”, completa a especialista.


Dicas de consumo

O Brasil é conhecido por sua vasta riqueza natural, com dezenas de frutas nativas e típicas do ecossistema nacional, com características, formas de consumo e benefícios diversos. Para Isabela, a melhor forma de aumentar o consumo destes alimentos é explorando sua diversidade. “Importante identificarmos o que gostamos, dessa forma, a alimentação será nutritiva e ao mesmo tempo prazerosa, tornando o ato de consumir frutas um hábito natural", conclui.


E para a forma de consumo a nutricionista traz algumas dicas. “Valorizar receitas e alimentos que priorizam os aspectos naturais das frutas, como vitaminas, o consumo in natura, saladas e outros tipos de receitas que zelam pela permanência dos nutrientes e sais minerais presentes naquele alimento, estão entre as melhores formas de apostas nas frutas. Como o Brasil é rico na variedade e tipos, fica mais fácil apostar neste formato sem enjoar”, conta.


No mercado alimentício, foodtechs como a Mombora investem na oferta de produtos saudáveis para a população. Hoje, a marca é a única em seu mercado com aposta 100% natural, desde a sua cadeia produtiva até a oferta final para o consumidor, além de possuir como base de seus alimentos, frutas típicas do país, como o cacau, cambuci, goiaba, maracujá, limão e muitas outras.


Já para os alimentos ultraprocessados, a dica é se atentar aos rótulos. De acordo com Isabela, na hora de analisar, menos é mais, uma vez que alimentos que passam por processos mais naturais de produção, possuem uma concentração menor de ingredientes, além de dispensarem a inclusão de aromas, corantes e conservantes artificiais que podem ser prejudiciais para o organismo.


“Devemos nos atentar para o que consumimos, principalmente com a evolução da nossa sociedade pela busca da praticidade e agilidade na rotina que acaba proporcionando impactos negativos na qualidade de vida das pessoas, cuidar do que comemos é uma forma de nos cuidarmos”, finaliza a especialista.

Comments


bottom of page