8 de Abril: Dia Mundial de Combate ao Câncer
top of page
Buscar

8 de Abril: Dia Mundial de Combate ao Câncer

Oncologistas do HCor reforçam a importância de se manter os cuidados com a saúde e a prevenção mesmo durante a pandemia

O câncer é uma das principais causas de mortes do mundo. De acordo com o relatório Global Cancer Statistics 2020, da Associação Americana do Câncer (ACS) e da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), que reúne dados de 185 países, os tumores são responsáveis pelo óbito de um a cada oito homens. Na população feminina, o número é de uma a cada 11 mulheres.


Em 2021, pela primeira vez, o câncer de mama foi documentado como o mais comum no planeta. O levantamento publicado no início de fevereiro no jornal científico CA: A Cancer Journal for Clinicians ainda aponta tumores de pulmão, colorretal e próstata como doenças de alta incidência.


Apesar de alguns tipos de tumores estarem relacionados a causas hereditárias, segundo os especialistas, em alguns casos, a mudança de hábitos pode minimizar a chance do desenvolvimento da doença, tais como: parar de fumar; evitar o sedentarismo, investir em uma alimentação balanceada e fazer uso de filtro solar.


A atividade física aliada a uma alimentação saudável também é uma importante forma de prevenção. Inclusive, a obesidade está relacionada a vários tumores, como os de mama e endométrio. Evitar o sobrepeso significa diminuir os eventos de câncer relacionados à obesidade. Além desses cuidados, realizar periodicamente os exames de rastreamento ajuda no diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura.


No HCor, hospital multiespecialista em São Paulo, durante a pandemia de Covid-19, o número de mamografias feitas caiu 27,3%. O movimento de queda também foi identificado na realização de procedimentos de colonoscopia – os principais responsáveis pelo rastreamento do câncer colorretal – que diminuiu 32% no ano de 2020, quando comparado a 2019.


Atentos a essa mudança no comportamento da população, os médicos do HCor aproveitam o Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado em 8 de abril, para reforçar a importância de se manter os cuidados com a saúde e a prevenção mesmo durante a pandemia.

bottom of page