top of page
Buscar

74 anos de Fraternidade Ecumênica

Por Paiva Netto


TBV - Pira Sagrada (Foto: João Periotto)

Ao raiar de 2024, a fraterníssima Legião da Boa Vontade completou 74 anos de profícua existência. Mais de sete décadas ao lado do povo, ajudando-o a suplantar as mais árduas pelejas da vida. Nascida na cidade do Rio de Janeiro, em 1o de janeiro (Dia da Paz e da Confraternização Universal) de 1950, pela genialidade do saudoso jornalista, radialista e poeta Alziro Zarur (1914-1979), a LBV tem como logomarca um coração azul, entrelaçado por 34 elos – referência ao número do versículo do capítulo 13 do Evangelho de Jesus, segundo João: “Amai-vos como Eu vos amei”. Nela ainda se lê o Cântico dos Anjos aos pastores no campo, quando do nascimento do Salvador dos Povos: “Paz na Terra aos homens de Boa Vontade” (Boa Nova, segundo Lucas, 2:14). É o símbolo maior de sua atuação solidária e ecumênica, quer dizer, universal.


A comemoração dessa data deu-se graças à Proteção Divina e ao apoio popular. Vem deles a força motriz que levou a Instituição, no Natal de 2023 a cumprir o desafio, lançado por ela mesma, de distribuir, em todo o Brasil, mais de 50 mil cestas de alimentos. Isso sem contar os seus serviços e programas sócio-educacionais, pautados pela Pedagogia do Afeto (direcionada para crianças de até 10 anos) e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, que asseguram diariamente um padrão de qualidade nas ações voltadas aos adolescentes, jovens, adultos e idosos atendidos em nossas unidades espalhadas pelo território nacional e também no exterior.


Meus sinceros agradecimentos às Amigas e Amigos de Boa Vontade, colaboradores da Legião da Boa Vontade, por contribuírem para a realização de mais um Natal sem fome para as camadas mais sofridas de nossa sociedade. A todos, dedico estas palavra do Cristo, em Seu Sermão da Montanha (Santo Evangelho do Cristo, segundo Mateus, 5:7):


— Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão a misericórdia!



José de Paiva Netto, escritor, jornalista, radialista e poeta. É diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter). Jesus, a Dor e a origem de Sua Autoridade. Saiba mais em www.paivanetto.com/livros.


Comments


bottom of page