4ª Virada ODS tem programação de palestras com temas urgentes para o futuro de São Paulo e do planeta
- Redação JBA
- 5 de jun.
- 3 min de leitura
Evento conta com Congresso Internacional, palestras, workshops e debates com curadoria da USP, parceria do Instituto Olga Kos e ainda encontros preparados especialmente pela ONG Family Talks

São Paulo se prepara para viver mais uma edição da Virada ODS, evento promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), com o objetivo de engajar a população nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Será realizada entre os dias 6 e 8 de junho, no Vale do Anhangabaú e na Praça das Artes, o encontro é muito mais do que um festival multicultural, mas também um espaço preparado para a escuta ativa, diálogo qualificado e a produção de conhecimento para engajar a população em temas urgentes para o futuro da cidade e do planeta em que vivemos.
Com o slogan "São Paulo, a cidade do cuidado, da sensibilidade e acessibilidade”, o evento tem como tema central a acessibilidade e a inclusão. Contudo o encontro vai muito além da reflexão, entregando ações concretas, com a discussão de temas centrais da atualidade, como aponta a programação abaixo.
Preparando SP para COP30
A realização da Virada ODS em 2025 serve como um evento de preparação para a COP-30, que acontecerá no Pará no mês de novembro. Uma das grandes preocupações da Prefeitura de São Paulo nos últimos anos tem sido preparar a cidade para uma realidade mais sustentável. Por isso o investimento em projetos de transição energética, como o Aquático-SP, que disponibiliza transporte para a população na Represa Billings.
Outro destaque é o aumento da cobertura vegetal. Atualmente São Paulo conta com 54,13% de áreas verdes, o que representa uma melhoria em relação a 2020, quando a cobertura era de 48,18%. Esse índice tem impactos importantes na melhora da qualidade do ar, na redução da temperatura e da poluição. As iniciativas estão alinhadas com uma agenda de educação ambiental, respeitando a ciência e buscando parcerias com entidades, governos e países em busca de um futuro melhor para o nosso ecossistema e nossa população.

Congresso Internacional ODS
O congresso reúne especialistas, acadêmicos, representantes do poder público e da sociedade civil. Com curadoria da USP, o congresso promove reflexões sobre temas como inovação, inclusão, meio ambiente, saúde, educação e justiça social, conectando São Paulo às agendas globais e inspirando soluções locais transformadoras.
Family Talks
O espaço Family Talks é uma parceria com especialistas em saúde mental e relações familiares, que promove rodas de conversa acolhedoras sobre bem-estar, escuta ativa e convivência.
Atividade que acontece nos três dias
Palestra: Planos de Ação em Governo Aberto + ODS
Responsável: Secretaria Especial de Relações Institucionais (SERI)
Horário: 10h às 18h (nos dias 6, 7 e 8 de junho).
Local: Tenda ODS 17
Mini trilha interativa onde participantes escolhem um ODS, identificam um desafio relacionado, selecionam ferramentas de governo aberto (transparência, participação etc.) e marcam soluções no mapa de SP, recebendo brindes ao final.

4ª edição da Virada ODS
Data: 6 a 8 de junho de 2025
Horário: das 10h às 19h
A entrada é gratuita para todas as idades
Instagram: instagram.com/viradaods
Agenda dos shows do Palco Principal:
Sexta-feira (06/06)
Artista: Patati Patatá - Horário: 12h
Artista: Pagode da 27 - Horário: 18h
Sábado (07/06)
Artista: Orquestra Sinfônica Jovem Municipal - Horário: 10h
Artista: Banda da GCM - Horário: 11h15
Artista: Daniela Araújo - Horário: 13h
Artista: Bicho de pé - Horário: 15h
Artista: Pixote - Horário: 18h
Domingo (08/06)
Artista: Big Band - Horário: 10h
Artista: Coral da GCM - Horário: 11h15
Artista: Afonso Nigro, Léo Maia e Cláudio Zoli - Horário: 13h
Artista: Piano Rock - Horário: 15h
Artista: Nando Reis - Horário: 18h
Comments