top of page
Buscar

11º Encontro Mundial da Cegueira de 2025 terá seu lançamento nesta sexta-feira (03)

Pela primeira vez, o mais importante encontro internacional de pessoas cegas e com baixa visão acontecerá na América Latina


Foto: Satrio Ramadhan

A Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), realiza nesta sexta-feira (03), a partir das 11h, o Lançamento Oficial da Jornada de Trabalho do 11º Encontro Mundial da Cegueira (2025)’, no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), localizado na Rodovia dos Imigrantes km 11,5, Vila Guarani.

O evento tem como objetivo lançar o 11º Encontro Mundial da Cegueira que acontecerá em setembro de 2025, pela primeira vez na América Latina. A cidade de São Paulo será palco desta grande solenidade.

O Lançamento Oficial da Jornada de Trabalho contará com a presença de líderes do movimento de pessoas com deficiência do exterior, autoridades nacionais e representantes da União Mundial de Cegos (UMC) e da diretoria da União Latino-americana de Cegos (ULAC).

Essa jornada de trabalho acontecerá até o início do Encontro e suas atribuições envolvem busca de parcerias de órgãos públicos e privados e a divulgação do evento para todo o Brasil. Além de seguir dedicando-se à promoção da inclusão e acessibilidade.

O Encontro, que ainda não possui local confirmado, tem a expectativa de receber cerca de 1200 pessoas cegas e com baixa visão vindas de 150 países, além de 300 pessoas de todo o Brasil para participar das seguintes atividades:

1 - Realização da XI Assembleia Mundial da UMC, com delegados de mais de 150 países,

representando todas as regiões do globo;

2 - Feira Internacional de Tecnologias Assistivas;

3 - Congresso internacional da Cegueira, com oficinas, palestras, workshops e troca de

conhecimentos técnicos e políticos.

Os eventos contam com o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e da Confederação Brasileira de Desportos Visuais (CBDV).

Sobre a Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB)


Fundada em 27 de julho de 2028 na cidade de João Pessoa (Paraíba), é uma organização não governamental sem fins lucrativos resultante do movimento unificado de cegos.

Representa cerca de 90 entidades das cinco regiões do país e aproximadamente 7 milhões de pessoas cegas e com baixa visão. É composta por uma equipe qualificada de diretores, conselhos executivos, voluntários e entidades parceiras que prezam por um mundo mais acessível, inclusivo e justo às pessoas cegas e com baixa visão.

Atualmente, a organização atua na fiscalização e formulação de políticas públicas e no desenvolvimento de trabalhos que vão desde campanhas de prevenção à cegueira até programas de incentivo ao protagonismo dos brasileiros com deficiência visual.


Lançamento Oficial da Jornada de Trabalho do 11º Encontro Mundial da Cegueira (2025)

Data: 03 de maio

Hora: 11h00 às 12h30

Local: Comitê Paralímpico Brasileiro

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5 - Vila Guarani


Commentaires


bottom of page