Pela primeira vez, o mais importante encontro internacional de pessoas cegas e com baixa visão acontecerá na América Latina
A Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), realiza nesta sexta-feira (03), a partir das 11h, o Lançamento Oficial da Jornada de Trabalho do 11º Encontro Mundial da Cegueira (2025)’, no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), localizado na Rodovia dos Imigrantes km 11,5, Vila Guarani.
O evento tem como objetivo lançar o 11º Encontro Mundial da Cegueira que acontecerá em setembro de 2025, pela primeira vez na América Latina. A cidade de São Paulo será palco desta grande solenidade.
O Lançamento Oficial da Jornada de Trabalho contará com a presença de líderes do movimento de pessoas com deficiência do exterior, autoridades nacionais e representantes da União Mundial de Cegos (UMC) e da diretoria da União Latino-americana de Cegos (ULAC).
Essa jornada de trabalho acontecerá até o início do Encontro e suas atribuições envolvem busca de parcerias de órgãos públicos e privados e a divulgação do evento para todo o Brasil. Além de seguir dedicando-se à promoção da inclusão e acessibilidade.
O Encontro, que ainda não possui local confirmado, tem a expectativa de receber cerca de 1200 pessoas cegas e com baixa visão vindas de 150 países, além de 300 pessoas de todo o Brasil para participar das seguintes atividades:
1 - Realização da XI Assembleia Mundial da UMC, com delegados de mais de 150 países,
representando todas as regiões do globo;
2 - Feira Internacional de Tecnologias Assistivas;
3 - Congresso internacional da Cegueira, com oficinas, palestras, workshops e troca de
conhecimentos técnicos e políticos.
Os eventos contam com o apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e da Confederação Brasileira de Desportos Visuais (CBDV).
Sobre a Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB)
Fundada em 27 de julho de 2028 na cidade de João Pessoa (Paraíba), é uma organização não governamental sem fins lucrativos resultante do movimento unificado de cegos.
Representa cerca de 90 entidades das cinco regiões do país e aproximadamente 7 milhões de pessoas cegas e com baixa visão. É composta por uma equipe qualificada de diretores, conselhos executivos, voluntários e entidades parceiras que prezam por um mundo mais acessível, inclusivo e justo às pessoas cegas e com baixa visão.
Atualmente, a organização atua na fiscalização e formulação de políticas públicas e no desenvolvimento de trabalhos que vão desde campanhas de prevenção à cegueira até programas de incentivo ao protagonismo dos brasileiros com deficiência visual.
Lançamento Oficial da Jornada de Trabalho do 11º Encontro Mundial da Cegueira (2025)
Data: 03 de maio
Hora: 11h00 às 12h30
Local: Comitê Paralímpico Brasileiro
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5 - Vila Guarani
Kommentare