Buscar
  • Redação JBA

1º Festival Caruá de Teatro para Crianças acontece entre na Biblioteca Monteiro Lobato

A maioria da programação acontece na área externa da Biblioteca e ocorre entre os dias 25 a 29 de novembro

Imagem: João Caldas

Com a proposta de ocupar o espaço público com apresentações artísticas voltadas para o público infantil e toda família, a Caruá Produções apresenta o SerCriança SP - 1º Festival Caruá de Teatro para Crianças.

O evento será realizado entre os dias 25 e 28 de novembro nos espaços abertos da Biblioteca Municipal Infantojuvenil Monteiro Lobato, na Vila Buarque. Ao todo serão realizadas oito apresentações, de diferentes linguagens artísticas como circo, música, teatro e narração de histórias, para todas as idades, inclusive os bebês, que terão um espetáculo programado especialmente para eles.

O Festival foi pensado e organizado pela Caruá Produções, em parceria com o curador Val Pires, ator e diretor. O evento possibilitará a fruição artística em segurança neste retorno das atividades culturais presenciais em São Paulo. Todas as regras e protocolos sanitários serão adotados ao longo do festival.

A SerCriança - 1º Festival Caruá de Teatro para Crianças conta com apoio da Biblioteca Monteiro Lobato e foi realizada com o ProAC Expresso LAB, apoio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.


Dentre os destaques está o espetáculo O Jardim do Imperador (Cia. Pelo Cano), que é uma adaptação do conto chinês A Semente da Verdade e conta a história de um imperador que está no final de sua vida e precisa achar um sucessor. Decide que ele será escolhido através das plantas que ele tanto cultiva e aprecia. O imperador, então, convoca as crianças de todos os povoados para uma reunião, em que entrega uma semente para cada criança cultivar. Aquela que provar que fez o melhor possível dentro do período de um ano, será o seu sucessor!


Programação completa:


25/11 - quinta-feira, às 10h - Abertura

No tempo que os bichos falavam (Agbalá Conta)

Histórias de aventuras, sabedorias e descobertas do tempo em que os bichos eram reis, guerreiros, adivinhos e cientistas. Alguns foram bons governantes e dividiram a comida e as terras igualmente, outro ao assumir o trono da floresta quase acabou com uma tradição milenar. Tem bicho que queria que o amigo doente fosse consertado por um ferreiro, e outro que achava que de tudo sabia mas nada fazia pra ajudar os outros. Uma coleção de histórias tradicionais africanas cheias de sabedorias.

Classificação: livre

Duração: 40 minutos


25/11 - quinta-feira, às 14h

O Jardim do Imperador (Cia. Pelo Cano)

O espetáculo é uma adaptação do conto chinês A Semente da Verdade e conta a história de um imperador que está no final de sua vida e precisa achar um sucessor. Decide que ele será escolhido através das plantas que ele tanto cultiva e aprecia. O imperador, então, convoca as crianças de todos os povoados para uma reunião, onde entrega uma semente para cada criança cultivar. Aquela que provar que fez o melhor possível dentro do período de um ano, será o seu sucessor! Indicado ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem por Melhor Trilha Sonora, Melhor Atriz e Prêmio Sustentabilidade.

Duração: 50 minutos

Classificação: livre

Recomendação etária: a partir dos 4 anos


26/11 - sexta-Feira, às 11h

Scaratuja - Teatro para Bebês (Catarsis Produções)

Risca, rabisca, desenha...

Conduzidos por muitas linhas que partem em infinitas direções, somos levados a seguir a trilha do desenho que da garatuja à representação das formas, nos faz descobrir como nos divertimos e nos desenvolvemos quando criamos livremente, quando nos deixamos levar por nosso corpo e pela ânsia em explorar um novo e estimulante universo, desde o momento em que abrimos nossos olhos…

Classificação: livre

Duração: 25 minutos de espetáculo + 25 minutos de exploração cênica

Indicação etária: de 0 a 3 anos

Importante: o espetáculo possui limite de público de até 40 pessoas


26/11 - sexta-Feira, às 14h

Letras Perambulantes (Núcleo Caboclinhas)

“O pinto dentro do ovo

Aspirando um mundo novo

Não deixa de beliscar

Bate o bico tico-tico

Bate o bico, bate o bico

Pra poder se libertar"

Patativa do Assaré

Na peça "Letras Perambulantes" são retratadas a vida e a obra do mestre da poesia oral, tradicional e popular: Patativa do Assaré. Figuras reais que fizeram parte da vida do poeta se juntam à personagens fictícios que, entremeados por uma seleção musical, contam e cantam de forma leve, lúdica e original a história de Patativa. O espetáculo aborda a genialidade do cordelista e sua capacidade de memorização tão surpreendente, passando por sua infância na roça já experimentando suas primeiras rimas, seu contato com os cordéis trazidos pelo pai, sua chegada na rádio Araripe, seu amor por Belinha, além de sua relação com a literatura e o povo sertanejo. Uma história que prima pela mistura entre o simbólico e a realidade, permitindo que o público possa conhecer e mergulhar na bela e tão significativa vida e obra desse grande poeta!


Duração: 55 minutos

Classificação: livre

Indicação etária: a partir dos 7 anos


27/11 - sábado às 11h

POIN - Pequena Orquestra Interativa

A POIN – Pequena Orquestra Interativa é um septeto formado por músicos que tocam violão, acordeon, flauta, violino, sousafone e percussão e que tem como principal característica a interatividade com o público, que é incluído de diferentes formas em todos os números musicais instrumentais apresentados.

Duração: 55 minutos

Classificação: livre


27/11 - sábado às 13h

Depassagem - Cia do Ó

Dentro de um carro maluco, uma trupe viaja em busca de uma boa praça para se apresentar. O carro é cheio de truques, fazendo uma releitura dos carros malucos que atravessavam os picadeiros com explosões e peças voando. Dentro dele a palhaça Matraka e seus dois parceiros Caco e Trapino. Quando chegam depois de muitas atrapalhadas o carro se transforma em um circo itinerante e alí apresentam um espetáculo com habilidades acrobáticas, malabares e comicidade.

Duração: 50 minutos.

Classificação: livre


27/11- sábado às 15h

Os Lavadores de História - Cia de Achadouros

Urucum, Tom Tom e Jatobá são lavadores de histórias que, todas as noites, visitam quintais da infância para lavar o que ali fora esquecido e revelar memórias. Eles ficam tocados, mas também se divertem muito com as personagens e segredos de cada história revelada. O espetáculo convida o público a reviver as próprias memórias e relembrar a infância com o intuito de que não se perca o que foi vivido em cada lugar.

Duração: 60 minutos

Classificação: livre

Indicação etária: a partir dos 4 anos


28/11 - domingo às 11h

Nós - Barracão Cultural

“Nós” conta a história de Mel, uma garota que morava em uma pequena cidade e vivia rodeada de borboletas, motivo pelo qual gerava brincadeiras por parte dos habitantes 'normais' da cidade. Um dia, de tanto segurar o choro e a mágoa, Mel acabou com o corpo cheio de nós, um mais apertado que o outro. Diante disso, resolveu ir embora. Mel não sabia que havia tantas coisas para conhecer fora de sua cidade. Foram necessários vários nós para que ela se aventurasse. Ela andou, cruzou montanhas e rios e à medida que se permitiu vivenciar cada coisa diferente que encontrava pela frente, seus nós iam se desfazendo, até que encontrou alguém que ganhou sua confiança e que também tinha um nó. Então, Mel conheceu uma cidade em que cada um tinha seu próprio nó e ninguém ligava para isso.

Duração: 60 minutos

Classificação: livre

Indicação etária: a partir dos 5 anos

13 visualizações0 comentário