Redação JBA

22 de fev de 20211 min

Brooklin recebe mostra em celebração da força da mulher com deficiência física

Exposição de fotos busca estimular o debate sobre inclusão.

Quem passa pela estação Brooklin pode conferir a exposição “Mães Invisíveis”, que apresenta a foto de sete mulheres com deficiências físicas variadas ao lado de seus filhos ou grávidas. Com essa mostra, iniciada em outubro na estação Higienópolis-Mackenzie Linha 4-Amarela, a fotógrafa Maria Paula Vieira - cadeirante devido a uma doença genética que causa problemas de locomoção - quer celebrar a força da mulher com deficiência.
 

A exposição, com 20 fotografias acompanhadas de depoimentos, é uma parceria da fotógrafa com a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô, e tem como objetivo exaltar a beleza, a autoestima e a coragem dessas mães, que desejam ser reconhecidas para além da condição de seu corpo.
 

No Brasil, segundo dados do Censo de 2010, 24% da população têm algum tipo de deficiência - isso corresponde a 45,6 milhões de pessoas. Muitas ainda são pouco visíveis socialmente. "Mães Invisíveis" pretende estimular o debate acerca da inclusão e capacitismo.
 

Para Juliana Alcides, gestora de Sustentabilidade da ViaMobilidade, a iniciativa é um reforço no compromisso da empresa como agente transformador da sociedade. "Além de um transporte seguro e confortável, nosso objetivo é melhorar a experiência das pessoas que circulam pelas nossas estações com informações sobre saúde e contato com diversas manifestações artísticas e culturais", afirma.


 
Serviço:

"Mães Invisíveis"

Estação Brooklin: até 30 de abril